Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

domingo, 23 de junho de 2013

CARTA À PRESIDENTE

Fugindo totalmente à rotina do meu blog, por não poder fugir à minha responsabilidade de brasileiro e nem  renunciar ao meu patriotismo, eu me uno aos jovens e velhos que têm participado das últimas manifestações populares em todo o país, e interrompo as minhas crônicas para escrever esta pequena carta à Presidente do Brasil.

"Senhora Presidente:
Indignado com a sua aparição, hoje e ontem, nos principais canais da TV brasileira, para dar uma resposta às manifestações recentemente realizadas pela população brasileira, escrevo-lhe estaa minha pequena resposta e do seu teor dou ciência aos meus amigos.
Assistindo à Globo News, hoje pela manhã, vi como é fácil, para um governante que tem o poder nas mãos, enganar o povo brasileiro. Pois a Senhora, Dona Dilma, encheu-se de brios – se é que os possui – e ontem à tarde, no Palácio do Planalto, reuniu-se com meia dúzia dos seus asseclas melhor classificados na arte da redação e da propaganda nazista, já sobejamente demonstrada através da mídia, para escrever um manifesto em que apoia as democráticas demonstrações pacíficas e repele, veementemente, os atos de vandalismo praticados em todo o Brasil, nos últimos dias. A senhora está certa quando diz que as manifestações devem ser realizadas dentro da ordem. Mas a primeira pergunta que me ocorre é a seguinte: essa ideia só é válida no momento em que a senhora é a mandatária suprema da Nação? Quando a senhora era oposição ao regime militar, também protestou dentro da ordem? Ou terá participou de assaltos a bancos e sequestros de embaixadores de outros países, armada de metralhadora? Nada como um dia atrás do outro para a gente pegar as mentiras deslavadas dos incoerentes.
Aí a senhora segue, dizendo todas as mentiras que o povo brasileiro quer ouvir: que todo o dinheiro arrecadado com os “royalties” do petróleo vai ser aplicado no sistema educacional brasileiro; que o sistema de transporte brasileiro vai, daqui para a frente, passar por uma completa reformulação; que vai enviar mensagem ao congresso solicitando total reformulação do sistema tributário brasileiro; etc, etc, etc, ....
Oh, Senhora “Presidenta”, tenho dó!!! A senhora vai, sim, continuar enganando a imensa maioria do povo brasileiro porque a senhora lhe nega o maior instrumento que poderia lhe dar, para saber e entender quando está sendo enganado pela senhora, seus asseclas e a imensa maioria dos atuais políticos brasileiros: a EDUCAÇÃO! Alguém já disse, neste país, que o maior inimigo de um mau governo é uma boa educação! E disso a senhora entende muito bem. É muito fácil apropriar-se dos microfones da atual mídia brasileira e vir despejar o monte de mentiras que a senhora despejou ontem e hoje, sabendo, muito bem, como sempre soube, que jamais vai cumprir sequer um décimo do que disse que fará, pela razão simples e cristalina, de que nunca cumpriu nada do que prometeu nos seus quase três anos de mandato e nos seus mais oito de cúmplice do Lula, quando ele era o primeiro mandatário do País. Minta quanto quiser ao povo, mas não esqueça de que, quem está inda às ruas, neste momento, é a classe média, mais esclarecida e responsável pela grande parcela do montante dos exorbitantes impostos recolhidos pelo seu governo; e essa classe média a senhora não engana com tanta facilidade. Ao povo a senhora está dando bolsas modestas de tudo que é tipo, a título de esmola e com isso o povo se satisfaz; aos ricaços, a senhora está dando, como Lula sempre deu, bolsas Louis Vuitton, célebre fabricante das bolsas de luxo que a senhora certamente usa, da mesma forma que o Lula usava os trajes do Giorgio Armani. E, assim agindo, a senhora compra, da mesma forma que o Lula comprou, o voto dos miseráveis do povo para se eleger e o poder dos verdadeiros donos do país para se manter no poder. Não há a menor dúvida de que é uma estratégia muito bem engendrada!

Se a senhora quisesse ter sido realmente honesta no seu pronunciamento de ontem, teria apoiado as legítimas manifestações que acontecem em todo o Brasil, se solidarizado com as suas reivindicações e feito as promessas – para depois cumprir – que o povo realmente quer ouvir. Por exemplo, a senhora poderia prometer que vai apoiar a queda da PEC–37, que pretende tirar do Ministério Público o direito de investigar crimes de todo tipo no Brasil; poderia prometer que vai apoiar, clara e irrestritamente, a inédita façanha do STF quando condenou todos os que participaram do ignominioso episódio do mensalão, muitos dos quais continuam exercendo cargos públicos; poderia prometer que vai fazer o que estiver ao seu alcance para alterar o artigo, da Lei Geral da COPA, que concede um prêmio/pagamento imediato de R$100.00,00 além de uma aposentadoria no teto máximo permitido a aposentados pelo INSS, a cada jogador e reserva participante das copas mundiais de futebol de 1958, 1962 e 1970, ou seus sucessores, na falta, tão pouco divulgado pela mídia brasileira.
Num pequeno parênteses, o que a senhora tem contra os jogadores brasileiros que venceram as demais Copas do Mundo? Eles não foram tão dignos quanto os primeiros? Esse dinheiro que a senhora vai dar sem qualquer razão para tanto, é seu? Esse dinheiro não é seu, dona Dilma, ele é do povo brasileiro, a quem a senhora votos, agora para a sua reeleição. A senhora poderia prometer que vai investigar o fato de ter gasto em estádios de futebol pelo Brasil afora, a quantia de 30 BILHÕES DE REAIS para a Copa do Mundo de 2014, enquanto que para a realização das últimas três copas do mundo somadas, em três diferentes países, foram consumidos 25 BILHÕES DE REAIS; poderia prometer que vai investigar e se posicionar, agindo da forma que a lei lhe permite, o fato de um congressista ter feito uma lista de adesão para incluir a CACHAÇA na famosa cesta básica brasileira de alimentos; poderia prometer que vai tentar, por todos os meios ao seu alcance, moralizar e tentar erradicar a corrupção que campeia no Congresso Nacional e na equipe do seu governo (a senhora sabe muito bem que pode agir, que tem força e meios para assim agir, como Presidente do Brasil); poderia prometer que vai lutar por uma reforma partidária dentro do país que permita uma política séria e sem “conchavos” e que não vise tão somente a perpetuação do seu partido no governo; poderia prometer que vai lutar por uma reforma séria no sistema tributário do país e não apenas ficar suprimindo, temporariamente, um imposto aqui e outro ali, para que as pessoas possam ficar comprando mais automóveis; poderia prometer que vai lutar para melhorar, e muito, o sistema educacional brasileiro, a segurança da nação, o sistema de saúde do Brasil; poderia prometer o fim dos cartões de créditos corporativos, um acinte à dignidade deste povo sofrido; poderia prometer a extinção desta famigerada “bolsa presídio”, ou seja o nome que se queira dar a mais essa indecência captadora de votos, que pelo menos obrigaria os criminosos a pensar um pouco mais, antes de cometerem seus crimes; poderia também prometer não trazer esses tais médicos do exterior, que todos já sabemos serem da Cuba do ditador mais velho do mundo, como se no Brasil não houvesse médicos capacitados e em quantidade suficiente para atender os brasileiros, num verdadeiro escárnio à medicina e aos médicos nacionais; e por aí afora, apenas para citar alguns dos males que afligem essa multidão que tem ido às ruas com tanta fome de justiça.

A senhora viu, “dona Presidenta”, quanta coisa honesta e sensata há para prometer e realizar para o bem desta nação? Não é necessário vir a público e mentir ao povo brasileiro. Torne-se uma pessoa, uma parte real e concreta desse imenso povo brasileiro, vista, como dizemos muito, a camisa do Brasil. Envergonhe-se do que tem feito e deixado de fazer quando tanto poderia, aja com seriedade e não com oportunismo, e verá como é possível fazer coisas por esse imenso Brasil!
Citei algumas vezes, nesta minha carta, o nome do Lula, seu companheiro de partido, seu cabo eleitoral, seu parceiro, como temos visto em muitas fotos suas. A senhora poderia nos dizer por que ele não aparece agora, como tanto gosta de fazer, para manifestar-se contra as passeatas que acontecem? Ele não era o rei das passeatas, não foi ele que tanto convocou passeatas e greves por esse Brasil afora? Onde ele anda escondido neste momento? Estará com medo de fazer alguma aparição pública e sofrer toda a raiva e repúdio público desse Brasil há tanto tempo calado? Eu fortemente lhe recomendaria mesmo, que, como sua amiga íntima, a senhora lhe aconselhasse a não aparecer, a ficar muito confinado à sua toca, como ele costuma fazer nesses tipos de situação, como fez recentemente, logo após a condenação de todo o seu bando, se pondo então a correr mundo, fazendo e vendendo bem caros discursos escritos por terceiros. Ou como fez quando descoberto o triste episódio do Escritório da Representação do Governo Federal na Avenida Paulista, em São Paulo, patrocinado por sua amante e sob a sua própria responsabilidade, pois que a manteve por lá enquanto as suas trampolinagens permaneciam ocultas.

E para concluir este meu desabafo de uma manhã de sábado, em solidariedade ao povo que tem ido às ruas protestar contra esse completo caos administrativo em que se transformou o Brasil, aproveito para ilustrar o que disse acima, aproveitando as fotos que me foram enviadas pelo meu querido amigo “cabra macho” da Paraíba, José do Patrocínio Tomaz Albuquerque (meu amigo, com um nome desses, eu teria tentado até a Presidência da República, e me corrija se faltou algo), como parte de uma mensagem a vários amigos, em que repudia a incoerência do discurso da Dilma, com relação às ações que endossa como Presidente da Nação, e que me serviu como mais um estímulo para escrever esta pequena e particular manifestação."



Nenhum comentário: