Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

sábado, 10 de julho de 2010

UMA PEQUENA HISTÓRIA DA INGLATERRA CONTADA POR UM GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, DESCENDENTE DE PORTUGUESES E RESIDENTE EM GRAMADO - TERMINOLOGIA GEOGRÁFICA E POVOS FORMADORES (Segunda Parte)

Recapitulando ... Essa pretensiosa idéia de escrever uma história da Inglaterra teve a sua origem motivada pela figura histórico/lendária de um dos seus personagens mais ilustres, o Rei Arthur. Desde muito cedo peguei gosto pela literatura Arthuriana e só depois de velho consegui o almejado direito ao “ócio produtivo”, para poder dedicar-me a uma pesquisa mais aprofundada sobre a vida desse personagem. Ora, a vida do Rei Artur está diretamente ligada à vida da Inglaterra que, por sua vez, é um dos países de história mais complexa do mundo por, pelo menos, dois motivos principais: (1) trata-se de uma grande ilha, além de física (bem, tudo tem o seu limite, como veremos), culturalmente separada do continente europeu, por veemente e própria opção; (2) a sua peculiar origem e a forma de colonização que sofreu ao longo do seu estabelecimento como um só país. Uma coisa leva a outra e chegamos à conclusão que, para contar uma pequena história do Rei Artur, deveríamos contar um pouco da história da Inglaterra, que não é pequena e começou há muito, mas muito tempo atrás.
Há hoje, e sempre houve, muita confusão quanto à terminologia envolvida na definição das áreas que pertencem, ou estão mais estreitamente ligadas, à nação inglesa, bem como dos povos que as ocuparam. Por essa razão, antes de adentrar a história da Inglaterra, propriamente dita, vamos tentar esclarecer a terminologia envolvida na matéria.
Esse assunto é bem delicado desde o seu início. Queremos que o leitor tenha em mente que estamos tratando, ao final, de uma terminologia assim utilizada na língua inglesa e estamos escrevendo este artigo em língua portuguesa. Por essa razão procuraremos, sempre que possível e para errar menos, manter as palavras originais inglesas, embora com possível pequeno prejuízo para os que desconhecem essas palavras em seu original. Sempre que não atrapalhar ou causar confusão, faremos a tradução das palavras originais para o português.
Evidentemente, não pretendemos que o que segue seja decorado pelo leitor. O texto deve ser visto como uma referência e guardado para ser utilizado sempre que se tornar necessária alguma pesquisa futura.

A palavra “Britain” (do Latim “Britannia) é um termo informal usado (de forma abreviada ou por conveniência) quando se referindo:

• A) à ilha da Great Britain (Grã Bretanha), constituída pelas nações da England (Inglaterra), Scotland (Escócia) e Wales (País de Gales);



• B) ao país United Kingdom of Great Britain and Northern Ireland (o "United Kingdom" – Reino Unido - ou "UK"), o Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte;


• C) algumas vezes à província Romana chamada Britain or "Britannia" (região da França ocidental - Bretanha), ao tempo dos romanos e ainda hoje (Bretagne, em francês).





England é o maior e o mais populoso país constituinte do United Kingdom. Ele é, sozinho, responsável por mais de 83% da população total do UK, ocupa a maior parte (dois terços), ao sul, da ilha da Great Britain e reparte terras de fronteira com a Scotland ao norte e Wales a oeste. No restante, ela faz limite com o North Sea (Mar do Norte), Irish Sea (Mar Irlandês), Oceano Atlântico e English Channel (Canal da Mancha).
A palavra England vem dos Angles (em Old English, "Engla", de onde, "Engla Land" – terra dos Engla), uma das numerosas tribos germânicas que se teria originado em Angeln, no norte da Germany (Alemanha), que se estabeleceram na England durante os séculos V e VI DC. Esta é também a origem do seu nome latino Anglia. É sempre importante lembrar – e vamos ver esse assunto com bastante detalhe – que boa parte da Great Britain esteve, durante séculos, ocupada pelos romanos e daí a justificativa para a grande quantidade de vocábulos latinos na língua inglesa. England não possui mais identidade política distinta desde 1707, quando o Kingdom of Great Britain (Reino da Grã Bretanha) foi estabelecido como uma entidade política unificada; contudo, ela tem uma identidade legal separada da Scotland e Northern Ireland, como parte da entidade England e Wales.

A maior cidade da England, London (Londres), é também a capital do United Kingdom.
A palavra England é algumas vezes usada, incorretamente, como um sinônimo para Great Britain ou United Kingdom, usualmente originado de uma inocente confusão sobre terminologia geopolítica local.
A Northern Ireland (Irlanda do Norte) é um dos quatro constituintes do United Kingdom. Ela está situada na ponta nordeste da ilha de Irlanda, na província de Ulster e é constituída por seis distritos (counties). A Northern Ireland é a única parte do United Kingdom com uma fronteira terrestre externa (com a Republic of Ireland). Foi criada por Ato do Governo da Irlanda, de 1920 e tem sua forma própria de governo, de uma forma similar à Scotland e Wales. Contudo, o Congresso da Northern Ireland está presentemente suspenso. Northern Ireland foi, por vários anos, o local de uma amarga campanha de violência étnica/religiosa entre uma minoria de Nacionalistas (que eram predominantemente católicos e queriam a reunião com a Republic of Ireland) e uma maioria de Unionistas (que eram predominantemente protestantes e queriam permanecer como parte do United Kingdom).

A Scotland (Gaelic: Alba) é uma nação ao noroeste da Europa e um dos países que constituem o United Kingdom. O país ocupa o terço norte da ilha da Great Britain, partilha uma fronteira terrestre, ao sul, com a England e é limitada pelo North Sea a leste, o Oceano Atlântico ao norte e oeste e o North Channel (Canal do Norte) e Irish Sea a sudoeste. Além da parte terrestre, mais importante, a Scotland é constituída por mais de 790 ilhas. Sua capital administrativa, Edinburgh, é um dos maiores centros financeiros da Europa. As águas escocesas consistem de um grande setor do Atlântico Norte e do North Sea, contendo as maiores reservas de óleo da União Européia. O reino da Scotland foi um estado independente até 1º de maio de 1707, quando os “Atos da União” definiram uma união política com o reino da England, criando o reino da Great Britain. A Scotland permanece como um estado e uma jurisdição separadas, na Lei Internacional Pública. A lei, o sistema educacional e a igreja escocesa têm sido as pedras fundamentais que contribuem para o prosseguimento da cultura e identidade nacional escocesas desde a União.

Wales (País de Gales) é uma das quatro nações constituintes do United Kingdom. Wales está localizado a sudoeste da Great Britain e tem fronteiras pelos condados ingleses de Cheshire, Shroshire, Herefordshire, and Gloucestershire a leste, o Bristol Channel (Canal de Bristol) ao sul, Saint George’s Channel (Canal de Santo George) a sudoeste e o Irish Sea a oeste e ao norte. O termo “Principality of Wales” (Principado de Gales) é algumas vezes usado, embora o Príncipe de Gales não tenha qualquer papel no governo de Wales e seja bem impopular entre alguns. Wales deixou de ser politicamente independente após 1282, quando o Rei Edward I da England derrotou o monarca galês Llywelyn II na batalha de Cilmeri, embora a lei galesa não tenha sido substituída de forma integral pela lei inglesa até as Leis dos Atos Galeses de 1535-1542. A capital do Wales desde 1955 é Cardiff, embora Caernarvon seja o local  onde o Príncipe de Gales foi investido e Machynlleth tenha sido o lar do parlamento. Em 1999 foi formada uma Assembléia Nacional para o Wales, com poderes domésticos limitados e que foram expandidos em 2007.

A seguir ... Os Povos Formadores da Inglaterra ...

Nenhum comentário: