Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

terça-feira, 21 de junho de 2011

UMA PEQUENA HISTÓRIA DA INGLATERRA CONTADA POR UM GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, DESCENDENTE DE PORTUGUESES E RESIDENTE EM GRAMADO - A HISTÓRIA PROPRIAMENTE DITA (10) (Décima Oitava Parte)

A HISTÓRIA DE ARTHUR E SEUS CAVALHEIROS (1)

Embora em nossa última publicação sobre esse assunto tenhamos dito que o que ocorreu a partir do ano 570 DC não interessasse diretamente ao nosso assunto específico, ainda para o completo entendimento da participação do personagem Arthur na época em que viveu, faremos um breve relato sobre a consolidação plena do domínio Anglo-Saxon sobre a Britain.
Na verdade, logo após 550 os Saxons reiniciaram sua ofensiva em direção ao oeste, com uma vitória importante em Old Sarum, próximo a Salisbury (Sorviodunum dos romanos e Searoburh após a batalha). Em 577 os Britons do sudoeste foram totalmente separados do resto da Britain após um triunfo Saxon na batalha de Dyrham, quando Bath, Cirencester e Gloucester foram perdidas.
Salisbury (em verde, ao sul), Bath (em negro, noroeste), Cirencester (em azul, no centro da figura) e Gloucester (em vermelho, mais ao norte)
 Por algum tempo, os Britons parecem ter se embrenhado nos pântanos de Somerset (a oeste da área anterior), mas em 614 os Saxons se moveram para Devon e em torno de 682 tinham o efetivo controle de todo o sudoeste peninsular, com exceção da Cornwall, que permaneceu independente até 962.
Cornwall no contexto da Britain e detalhe
 Numa escala macroscópica, ao sul do rio Thames os invasores eram, predominantemente, Saxons, enquanto que ao norte eles eram Angles. Nessas últimas áreas, Midlands e o Norte da England, os Angles moveram-se em direção ao oeste um pouco mais tarde do que os Saxons, em torno do início do Século VII. No extremo norte, o poderoso reino da Northumbria rapidamente emergiu dos reinos Anglian menores da Bernicia e Deira. Contudo, no Século VIII, a Northumbria foi eclipsada pelo reino central English da Mercia, que cresceu sob o seu famoso líder Offa, empurrando os Britons remanescentes para as montanhas Welsh. A fase final Anglo-Saxon viu o crescimento do reino Saxon de Wessex, que alcançou notoriedade sob Alfred, o Grande, no Século IX. Foi o seu sucessor, Athelstan, que efetivamente uniu os Anglo-Saxons em um só reino, em torno de 927 DC. Essa enorme nação Anglo-Saxon, primeiro chamada de Angelcynn e então Englaland, tornou-se finalmente conhecida por England.
Os Reinos da Bernicia, Deira e Mercia  e o Reino unificado da Northumbria, pela união dos dois primeiros
 Os British nativos foram gradualmente empurrados para fora da England, reduzidos a três remanescentes da civilização Celtic: Wales, Cornwall e o Noroeste, ao passo que outros fugiram através do English Channel, estabelecendo-se na Bretagne. Ao final, mesmo a Cornwall e o Noroeste foram dominados pelos Anglo-Saxons, deixando apenas a área que hoje chamamos Wales como o lar sobrevivente dos nativos Britons. Do Século X para a frente, não se tratava mais de uma questão de Britain Anglo-Saxon e nativa, mas de dois países separados, England e Wales.
Foi esta divisão que permitiu a sobrevivência das histórias do Rei Arthur, primariamente, no Wales e Cornwall. Isso explicaria porque os “Annales Cambriae” (Anais de Wales) mencionam Arthur, ao passo que o English “Anglo-Saxon Chronicle” (Crônica Anglo-Saxon) não o menciona; e também porque o monge Welsh Nennius faz menção a Arthur, enquanto que ele é omitido da obra do monge English Bede. É certamente nas áreas de Cornwall e Wales que o folclore do Rei Arthur é mais evidente, onde o seu nome e feitos heroicos parecem ter sobrevivido até o período dos romancistas medievais. Como veremos adiante, isso bem poderia explicar porque Geoffrey of Monmouth coloca o nascimento e morte de Arthur em Cornwall e sua corte em Wales.
A partir desse momento, contamos com todos os elementos necessários para um bom entendimento da História da England, desde as suas origens, sumamente importantes, para que possamos passar a discutir o nosso assunto principal, que é a história/mito do Rei Arthur e seus Cavalheiros.

Nenhum comentário: