Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

quarta-feira, 27 de julho de 2011

BY THE SLEEPY LAGOON


Dando prosseguimento à nossa tarefa de, justamente, “dar a Cesar o que é de Cesar”, vamos mais uma vez exaltar uma dupla de autores maravilhosos, cujas músicas – ou a maior parte delas – são conhecidas de muita gente, mas os seus construtores, muito pouco conhecidos de todo o mundo.
Especificamente, desta feita estamos falando de "By the Sleepy Lagoon" - em português, "Na Calma Lagoa", uma “valsa/serenata” leve, para orquestra, criada pelo compositor britânico Eric Coates, no longínquo ano de 1930. No início de 1940 o letrista Jack Lawrence usou a versão para piano solo e adicionou-lhe letra, levando-a à Chappell, que havia publicado a melodia original. O Chefe do escritório da Chappell em New York, Max Dreyfus, ficou preocupado que a letra tivesse sido criada sem a autorização do autor, Coates, à época um famoso compositor clássico britânico e disse-lhe que ele “poderia ressentir-se pela manipulação de sua música”. Dreyfus também achou que a música seria melhor tratada como uma peça clássica ligeira do que como gênero popular. Posteriormente, no mesmo ano, Lawrence tentou contatar Coates pessoalmente, tarefa difícil visto que a Inglaterra encontrava-se em meio a Segunda Grande Guerra, mas, ao contrário dos temores de Dreyfus, Coates achou que a letra estava perfeitamente adequada à melodia, não acreditando que ela tivesse sido escrita para uma música já gravada. Com a aprovação de Coates, a letra foi adicionada à sua composição, transformando-a num padrão de música popular dos anos ’40 sendo, daí para a frente, publicada como uma colaboração entre Coates e Lawrence. Quando Lawrence mostrou a composição ao orquestrador Harry James, ela foi gravada como um grande sucesso, liberado pela Columbia Records, chegando ao quadro de mais vendidos da revista Billboard Magazine em 17 de abril de 1942, lá permanecendo por 18 semanas e alcançando o número 1. “By the Sleepy Lagoon” ainda é usada até hoje, para introduzir o programa de radio da BBC de Londres, “Desert Island Discs, que teve a sua primeira apresentação em 29 de janeiro de 1942.
O orquestrador Harry James, em 1943, um ano após ter gravado a versão de "Sleepy Lagoon"

Apresentamos, a seguir, a letra da música e a gravação de Harry James que fez tão estrondoso sucesso no ano de 1942, para que os leitores possam curtir a melodia "
By the Sleepy Lagoon" enquanto leem o restante do “post”.

SLEEPY LAGOON
Harry James
Words by Jack Lawrence, music by Eric Coates

A sleepy lagoon, a tropical moon and two on an island
A sleepy lagoon and two hearts in tune in some lullabyland
The fireflies' gleam reflects in the stream
They sparkle and shimmer
A star from on high falls out of the sky
And slowly grows dimmer
The leaves from the trees all dance in the breeze
And float on the ripples
We're deep in a spell as nightingales tell
Of roses and dew
The memory of this moment of love
Will haunt me forever
A tropical moon, a sleepy lagoon
And you

A inspiração para a composição da melodia surgiu quando Coates contemplava a praia de mar de Selsey, uma pequena cidade de West Sussex, que se projeta para o Canal da Mancha, em direção a Bognor Regis, para o leste. Seu filho Austin Coates relembra como foi:
Localização de Selsey em West Sussex, UK
Selsey enfrentando o Canal da Mancha

“A inspiração para a música veio de uma forma muita curiosa e não pelo que alguém poderia esperar. Meu pai se inspirou na vista de um morno e calmo anoitecer de verão através da “lagoa” da praia leste de Selsey em direção a Bognor Regis. É uma praia de seixos que conduz agudamente para baixo e o mar àquela hora apresentava-se com o incrível azul profundo do Pacífico. Foi aquela impressão, olhando para Bognor, que parecia rosa – quase como uma cidade encantada com o azul do Downs atrás dela – que deu-lhe a idéia para “By the Sleepy Lagoon”. Ele não a escreveu lá; ele apenas a rabiscou lá, como costumava fazer, a uma velocidade extrema e então simplesmente levou-a com ele de volta para Londres, onde ele a escreveu e orquestrou-a.”
Vários outros cantores famosos gravaram essa linda melodia. Apenas para citar os mais conhecidos entre tantos, mencionamos: Dinah Shore, Doris Day, Jula de Palma, The Platters e o Coro de Norman Luboff. A nível instrumental, podemos citar, além de James Harry, Glenn Miller, e o próprio Eric Coates, entre muitos. Como exemplo de gravação com interpretação vocal, apresentaremos o Coro de Norman Luboff (By the Sleepy Lagoon), para o deleite dos nossos leitores.

Eric Coates, nascido em 27 de agosto de 1886 e falecido em 21 de dezembro de 1957, foi um compositor inglês de música clássica ligeira e violista. Nasceu em Hucknall, Nottinghamshire, de William Harrison Coates, médico cirurgião e sua esposa Mary Jane Gwyne. Após estudar em casa com uma preceptora, Eric matriculou-se na Academia Real de Música, em Londres, onde recebeu aulas de viola de Lionel Tertis e estudou composição com Frederick Corder. A partir de 1910 ele tocou na Orquestra do Queen’s Hall som a regência de Henry Wood, tornando-se o primeiro violista em 1912, posto que manteve por sete anos. Falando numa entrevista de rádio à BBC em 1948, ele disse que lamentava dizer que fora despedido porque mandava gente para substituí-lo quando realizava seus trabalhos em outros lugares. E que Henry Wood pouco sabia da grande ajuda que lhe dera ao dispensá-lo dos seus serviços, porque daquele dia em diante nunca mais tocou em sua viola e pode dedicar todo o seu tempo para compor.
Placa comemorativa a Eric Coates e à peça "By the Sleepy Lagoon", em Selsey, West Sussex

Mas as composições de Eric Coates extrapolaram em muito a belíssima e romântica “Sleepy Lagoon”. Sua música, com simples e memoráveis melodias, mostraram ser particularmente efetivas como músicas de tema. Fez um enorme sucesso com “The Merrymakers”, em 1922, mas adquiriu maior popularidade com a “London Suite”, de 1933, cujo último movimento, “Knightsbridge”, foi usado pela BBC para introduzir seu programa de rádio “In Town Tonight” (Na Cidade, esta Noite). Assim como “Knightsbridge”, a BBC também usou “Calling All Workers”, de 1940, como tema do programa de rádio “Music While you Work”. “Halcyon Days”, o primeiro movimento de sua suíte “The Three Elizabeths”, peça originalmente escrita no início de 1940, foi posteriormente usada como celebração da coroação da Rainha Elizabeth II, atual monarca constitucional dos reinos do Commonwealth e usada como tema da popular série de TV da BBC, “The Foesyte Saga”, iniciada em 1967 e encerrada em 1969, embora Coates não tenha recebido créditos por isso.
Coates ficou também muito conhecido por sua contribuição à trilha sonora do filme “The Dam Busters” (no Brasil o filme foi apresentado com o título, “Labaredas do Inferno”), de 1954, quando foi responsável pela famosa marcha do título principal. Ele não estava querendo escrever a trilha completa quando solicitado pelos produtores do filme, mas aqueceu a idéia de escrever uma marcha adequada em torno da qual se desenvolveria o resto da trilha sonora do filme. Acabou submetendo uma peça que havia completado recentemente, de forma que a “Marcha Dam Busters” não foi propriamente composta com o filme em mente, mas a ele adaptou-se perfeitamente. Para a alegria dos leitores, apresentamos a execução de "The Dam Busters", com a BBC Concert Orchestra, conduzida por John Wilson.
Suas canções, algumas com letras elaboradas por Sir Arthur Conan Doyle, o famoso criador do detetive Sherlock Holmes, e Fred E. Weatherly são hoje menos lembradas, a despeito do seu sucesso inicial. Antes de voltar sua atenção aos trabalhos orquestrais ele já havia escrito cerca de 30 composições.
Entre seus primeiros admiradores, encontrava-se o célebre compositor clássico britânico, Sir Edward Elgar, autor da famosa “Pompa e Circunstância” entre tantas outras maravilhosas criações.
A autobiografia de Coates, denominada “Suite in Four Movements”, foi publicada em 1953, quatro anos antes dele morrer em Chichester, após sofrer um derrame cerebral.

Jack Lawrence, o letrista de “By the Sleepy Lagoon”, nascido Jacob Lewis Schwartz, de uma família de judeus ortodoxos, em 7 de abril de 1912, morreu a 16 de março de 1975 e era um americano do Brooklin que letrava melodias, tendo sido introduzido ao “Songwriters Hall of Fame” em 1975.
Lawrence letrava canções desde ainda criança, mas por pressão dos parentes que desejavam que concluísse o secundário, ele matriculou-se no “First Institute of Podiatry”, onde recebeu o grau de Doutor em 1932. No mesmo ano, a sua primeira canção foi publicada e ele imediatamente decidiu interromper a sua carreira de podólogo para dedicar-se apenas a escrever letras para melodias.
Durante a Segunda Grande Guerra, Lawrence alistou-se no Serviço Marítimo dos Estados Unidos e escreveu a canção oficial do Serviço Marítimo e da Marinha Mercante, como tenente, em 1943, em New York.
Enquanto ainda no serviço militar, Jack Lawrence escreveu a canção “Linda”, publicada em 1946, que tomou seu nome da filha de cinco anos de seu advogado Lee Eastman. Essa então menina, era Linda Eastman, a futura primeira esposa do Beatle Paul McCartney.
Na música popular foi responsável por vários sucessos interpretados por cantores que se tornaram mundialmente famosos. Um dos primeiros grandes sucessos de Jack Lawrence ao deixar o serviço militar foi “Yes, My Darling Daughter” introduzido por Dinah Shore no programa de rádio de Eddie Cantor e sua primeira gravação. Sua canção “If I Didn’t Care” – essa eu ainda dancei muito em meus tempos de adolescente - apresentou ao mundo “The Ink Spots”, um grupo vocal que iniciou ao final da década de ’30 e muito ajudou a definir o gênero musical que conduziu aos “blues” e ao “rock and roll”, encerrando suas atividades em 1964. Finalmente, embora Frank Sinatra já fosse bem conhecido como cantor de grandes orquestras, a música de Lawrence “All or Nothing at All” deu a Sinatra seu primeiro sucesso como cantor solo.
Lawrence também escreveu a letra de “Tenderly” (Ternamente), a canção que se tornou a marca registrada de Rosemary Clooney (em colaboração com o compositor Walter Gros). Realizou uma maravilhosa incursão na música popular francesa, elaborando a letra, em inglês, para a música internacionalmente conhecido “La Mer”, do compositor francês Charles Trenet, com o título “Beyond the Sea” (Além do Mar), que se tornou a marca registrada do cantor americano Bobby Darin (apreciem "Beyond the Sea" com Bobby Darin).
Outra canção francesa para a qual Lawrence escreveu letra inglesa foi “La Goualante de Pauvre Jean” (1954), de René Rouzaud e Marguerite Monnot, interpretada por Edith Piaf e Yves Montand. O leitor não se recorda dessa? Entretanto, quem teve sua adolescência nas décadas de ’50 e ’60 e não dançou ou se recorda do lindo “fox” “Os Pobres de Paris”, que na letra de Lawrence tornou-se “The Poor People of Paris?
Jack Lawrence morreu com a idade de 96 anos, após sofrer uma queda em sua casa de Redding, Connecticut, USA, em 16 de março de 2009.
E assim termina a história de mais uma dupla desses compositores maravilhosos, que nos animam a vida e a alma, e por não serem referenciados nem sequer os conhecemos e os ligamos às suas obras tão interpretadas e ouvidas.

2 comentários:

Gilda Souto disse...

Professor!
Estes resgates de composições passadas, mas imortais,são espetaculares,mesmo com certa nostalgia...Magníficas, parabéns,por favor, não canse nunca!

Nelson Azambuja disse...

Minha cara Gilda:
Que bom que gostaste! Fico feliz.
Abraço,
Nelson.