Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

segunda-feira, 29 de julho de 2013

BREVE HISTÓRIA DO IMPÉRIO ROMANO - PARTE 10

V.3.3 – O Império Romano do Oriente
De forma análoga como fiz na Parte 9 desta História sobre o Império Romano, lembro aos leitores do interesse e da necessidade de recorrerem, desta feita, ao "Anexo III – Imperadores do Império Romano do Oriente", que apresenta a relação completa dos Imperadores mencionados nesta e nas subsequentes publicações.
Em geral, a expressão “queda do Império Romano” refere-se ao fim do Império Romano do Ocidente, conforme vimos, ocorrido em 476 DC, com a tomada de Roma pelos hérulos. O Império Romano do Oriente, que posteriormente os historiadores denominariam Império Bizantino, continuou a existir por quase mil anos, até 1453, quando ocorreu a morte de Constantino XI e a queda de Constantinopla para os turcos otomanos. Embora o Império Bizantino tenha sido uma extensão real do Império Romano, por sua origem, civilização, cultura e língua, ao longo de sua própria evolução tornou-se um mundo totalmente diverso do que havia sido o Império Romano. Em vista disso, apenas brevemente caracterizaremos a sua formação e o seu término, dando com isso fecho ao nosso trabalho. 
Constantinopla (A) entre o Mar Negro e o Mar Egeu
O Bizâncio, brevemente Nova Roma, a duradoura Constantinopla e hoje Istambul foi, originalmente, um estado grego fundado, segundo a lenda grega, pelo Rei Bizas, que naquele local se instalou pela existência da faixa de água (Estreito de Bósforo) que ligava a Ásia à Europa e o mar negro ao Mediterrâneo, através do Mar de Mármara e do Mar Egeu. Bizas, filho do rei Nisos, era um colonizador grego da cidade dórica de Megara que consultou o oráculo de Apolo, em Delfos, que o instruiu a se estabelecer em frente à “Terra dos Cegos”. Conduzindo um grupo de colonizadores Megarianos, Bizas encontrou um local onde o Chifre Dourado, um grande porto natural, encontra o Bósforo e escoa no mar de Marmara, de fronte a Chalcedo, (atual Kadiköy). Ele decidiu que os Chalcedonianos deveriam ter sido cegos por não reconhecer as vantagens que a terra do lado europeu do Bósforo tinha sobre o lado asiático. Do lado europeu havia apenas dois povoados de pescadores: Lygos e Semistra. Em 667 AC ele fundou Bizâncio, onde eles se encontravam, assim cumprindo a busca do oráculo.
O Império Bizantino, inicialmente conhecido como Império Romano do Oriente ou Reinado Romano do Oriente, sucedeu ao Império Romano (cerca de 395 DC) como o império e reinado dominante do Mar Mediterrâneo, embora o Império Romano do Ocidente continuasse a existir com sua capital em Roma, com todas as dificuldades já relatadas.
Como vimos, o embrião do Império Bizantino surgiu quando o imperador romano Constantino I decidiu construir sobre a antiga cidade grega de Bizâncio uma nova capital para o Império Romano, mais próxima às rotas comerciais que ligavam o Mar Mediterrâneo ao Mar Negro, e a Europa à Ásia. Além disso, já havia algum tempo que Roma era preterida por seus imperadores que optavam por outras sedes de governo, em especial cidades mais próximas das fronteiras ou onde a pressão política fosse menor. Em geral, eles tendiam a escolher Milão, mas as fronteiras que estavam em perigo na época de Constantino eram as da Pérsia, ao leste, e as do Danúbio, ao norte, muito mais próximas da região dos Estreitos Turcos. A nova capital, batizada de Constantinopla em homenagem ao imperador, unia a organização urbana de Roma à arquitetura e arte gregas, com claras influências orientais. Era uma cidade estrategicamente muito bem localizada e sua resistência a dezenas de cercos provou a boa escolha de Constantino. Em pouco tempo, a cidade renovada tornar-se-ia uma das mais movimentadas e cosmopolitas de sua época.
Sua religião, língua e cultura, eram essencialmente gregas, e não romanas, mas para os bizantinos a palavra "grego" significava, de maneira injuriosa, "pagão". Os persas e os árabes também chamavam os bizantinos de "romanos". Preferiram chamar a si mesmos, em grego, de romioi (povo grego cristão com cidadania romana), ao mesmo tempo em que desenvolveram uma consciência nacional como residentes da Romania, como chamavam o estado bizantino e seu mundo à época.
O Império Bizantino pode ser definido como um império formado por várias nações da Eurásia que emergiu como império cristão e terminou seus mais de mil anos de história em 1453 como um estado grego ortodoxo: o império se tornou nação. Ainda que os antigos gregos não fossem cristãos, os bizantinos os reclamavam como seus ancestrais.
A dissolução do estado bizantino no século XV não desfez imediatamente a sociedade bizantina. Durante a ocupação otomana, os gregos continuaram identificando-se como romanos e helenos, identificação que sobreviveu até princípios do século XX e que ainda persiste na moderna Grécia.
O termo bizantino começou a ser utilizado por historiadores do século XVII para se criar uma distinção entre o Império da Idade Média e o da Antiguidade. Tradicionalmente, era conhecido apenas como Império Romano do Oriente (devido à divisão do Império feita pelo imperador romano Teodósio I, no século IV da Era Cristã).
Teodósio. divisor do Império Romano
O último imperador do Império Romano unificado, Teodósio, dividiu o império em duas partes dando a parte Ocidental para seu filho Honório e a parte Oriental para seu outro filho Arcádio, que tornou-se o primeiro imperador independente do Império Romano do Oriente.
O sucessor de Arcádio foi Teodósio II. De fraco caráter, deixou-se influenciar por aqueles que o rodeavam, nomeadamente a sua irmã e a sua esposa. Desenvolveu uma política externa pouco brilhante e deixou os monofisitas triunfarem no Concílio de Éfeso(1). Após o papa Celestino I ter excomungado, em 430, Nestório, o patriarca de Constantinopla, cujas teses foram derrotadas no Concílio de Éfeso, Teodósio ordenou que toda a vasta obra do patriarca fosse queimada. O seu reinado foi marcado pelo alargamento das fronteiras do Império (apesar de algumas derrotas pesadas, como contra as forças hunas de Átila) e pela controvérsia religiosa. Mandou redigir o Código Teodosiano. 
Imperadores Marciano e Pulquéria
Com a morte de Teodósio II (lembrar sempre do "Anexo III - Imperadores do Império Romano do Oriente), Marciano foi escolhido para consorte pela irmã e sucessora de Teodósio, Pulquéria, e incumbido de governar um Império humilhado e empobrecido pelas incursões dos hunos. Ao tornar-se imperador, Marciano repudiou os constrangedores pagamentos de tributo a Átila, o Huno, que este costumava receber de Teodósio em troca de não atacar o Império do Oriente. Ciente de que jamais conseguiria tomar Constantinopla, Átila voltou-se para o ocidente e liderou as suas famosas campanhas na Gália em 451 e na Itália em 452, sem molestar o território bizantino.
Marciano reformou as finanças, controlou as extravagâncias e recolonizou os distritos devastados. Repeliu ataques da Síria e do Egito (452) e reprimiu distúrbios na fronteira com a Armênia (456). O fato marcante de seu reinado é o Concílio de Calcedônia (451), no qual Marciano procurou mediar os desentendimentos entre as escolas rivais de teologia. Marciano evitou envolver-se nos destinos do Império do Ocidente, nem mesmo com as incursões de Átila e o saque de Roma pelos vândalos (455). Em 453, pouco antes de morrer, Átila voltaria a entrar em conflito com Marciano, morrendo antes de iniciar uma guerra aberta. Marciano morreu em 457 de uma doença, possivelmente gangrena, contraída durante longa uma peregrinação religiosa. Apesar de seu reinado breve e de sua aversão a envolver-se com o ocidente, Marciano é considerado um dos melhores dentre os primeiros imperadores bizantinos A Igreja Ortodoxa considera-o e a sua mulher Pulquéria como santos, celebrados em 17 de fevereiro.
Marciano, sem ter um varão para sucedê-lo no trono, tornou-o vago; entretanto, o general Aspar encarregou-se de colocar no trono alguém que lhe favorecesse: o militar Leão, assim iniciando a dinastia Leônica (457 a 518 DC), em que sobressaiu-se o imperador Zenão I. Foi nessa época que, numa tentativa de recuperação da península Itálica, enviou o rei gótico Teodorico para depor Odoacro. Teodorico assassinou-o em 493 tornando-se o primeiro governante da Itália, livrando o império Oriental de um subordinado indisciplinado e mantendo uma forma nominal de supremacia de suas terras. 
Imperatriz Teodora
Imperador Justiniano I
Na dinastia Justiniana (518 a 610 DC), que a sucedeu, destacou-se o reinado do Imperador Justiniano I, que reinou com sua esposa Teodora, durante cujo reinado foi construída a Basílica de Santa Sofia, um dos principais monumentos da arquitetura bizantina.
Heráclio deu início à dinastia Heracliana (610 a 717 DC), que se envolveu em batalhas desastrosas contra o império Sassânida (último império Persa pré-islâmico), tendo saído vencedor em 629, mas totalmente enfraquecidos e vulneráveis ambos às forças árabes muçulmanas que surgiram nos anos seguintes; a partir de 649 o império começou a sofre ataques navais dos árabes. Durante este período, a cidade de Constantinopla reduziu consideravelmente o seu tamanho, caindo sua população de cerca de 500.000 para apenas algo como 60.000 habitantes. A dinastia Heracliana chegou ao fim em 717, poucos anos após a segunda deposição de Justiniano II. 
Basílica de Santa Sofia, de pura arquitetura bizantina
A dinastia Isauriana ou Isáurica (717 a 802) iniciou-se com o reinado de Leão III, o Isáurico e encerrou-se com Irene, primeira imperatriz do Império Romano do Oriente, o que teria levado o Papa Leão III a coroar Carlos Magno como imperador do Ocidente; durante esse período foram travados inúmeros combates com árabes e búlgaros, principalmente. (Figura da Imperatriz Teodora II)
A dinastia dos Focas (802 a 820), de expressão muito pequena, foi substituída pela dinastia Amoriana (820 a 867), em que reinou, entre outros, Teodora II, esposa de Teófilo, desde a sua morte em 842, até 855. Ao seu final, o império tinha restabelecido sua posição tanto no oriente como no ocidente e a eficiência e sua estrutura militar defensiva permitiu que seus imperadores começassem a planejar as guerras de reconquista, no leste. 
Irene, primeira Imperatriz do Império do Oriente
O processo da reconquista iniciou com a dinastia Macedônica (867 a 1057) e o reinado de Basílio I que manteve guerras diversas, principalmente contra os muçulmanos que ameaçavam o império. Neste período, a situação na fronteira com os árabes permaneceu instável, com os bizantinos alternando entre ofensivas e defensivas e poucas mudanças no cenário de fronteiras. Durante esta dinastia foram também movidas batalhas contra os búlgaros e contra o novo Principado de Kiev, com a derrota definitiva dos primeiros em 1018 e a adesão dos últimos ao Império do Oriente. O século XI foi também de grande importância para os seus eventos religiosos. Em 1054, as relações entre as tradições ocidentais e orientais dentro da Igreja Cristã chegaram a uma crise terminal, com a cisão definitiva entre a Igreja Católica Apostólica Romana, com sede em Roma e a Igreja Ortodoxa Grega, com sede em Constantinopla, através do Grande Cisma do Oriente, encerrando séculos de separação gradual. A dinastia encerrou-se com os turcos seljúcidas fazendo as suas primeiras incursões do outro lado da fronteira bizantina, em 1065 e 1067. Até 1081, os seljúcidas expandiram seu domínio sobre quase todo o planalto da Anatólia e Armênia, a leste da Bitínia, no oeste, e fundaram sua capital em Niceia, a apenas 88 km de Constantinopla.
Aqui cabe um pequeno parênteses para o melhor entendimento do que ainda virá, até a tomada de Constantinopla. Os turcos seljúcidas eram uma tribo de nômades, conduzidos por Seljuque, que se instalaram perto de Bucara (agora no Uzbequistão) no final da década de 900. Alguns desses guerreiros partiram a seguir para a conquista de novas terras mais para o ocidente. Em 1071, Alp Arslan conduziu os seus homens para a Armênia, onde foi atacado por um exército bizantino sob o comando do imperador Romano IV Diógenes, fatal para os bizantinos. Os turcos fingiram fugir, cercaram o inimigo e derrotaram-no, capturando o imperador, que afinal foi libertado mediante o pagamento de resgate. Tal batalha acabou com o poderio bizantino na Ásia Menor. Os seljúcidas avançaram e fundaram um império que daria origem ao Sultanato de Rum, o primeiro império turco na Anatólia e predecessor do Império Otomano. Sob o governo do xá Malik (1055—1092) atingiram o seu auge. Em 1078 tomaram Jerusalém. A reação da cristandade à tomada de Jerusalém deu origem às famosas Cruzadas. 
Imperador Aleixo I Comneno
A dinastia Comnena (e Proto Comnena, 1057 a 1185) iniciou com uma grande tentativa de restauração do Império, enfrentando lutas contra os normandos, os seljúcidas, embora sem recursos humanos suficientes para recuperar os terrenos perdidos na Ásia Menor e sem poder avançar contra os últimos. Em 1095, enviados do imperador Aleixo falam com o Papa Urbano II sobre o sofrimento dos cristãos do Oriente, e ressaltam que sem a ajuda do Ocidente, eles continuariam a sofrer sob o domínio muçulmano. Como resposta, Urbano II convoca o Concílio de Clermont, e exorta os presentes a pegar em armas sob o signo da cruz, iniciando uma peregrinação armada para recuperar Jerusalém dos muçulmanos no Oriente. A resposta da Europa Ocidental foi esmagadora. Com a formação dessa “Primeira Cruzada”, Aleixo recuperou um número importante de cidades e ilhas e muito do oeste da Ásia Menor, marcando o fim da ameaça normanda durante o reinado de Aleixo I. Durante o reinado de Manuel I, ocorreu a formação da “Segunda Cruzada”, sempre com o objetivo de manter à distância os turcos otomanos e a sua aliança com o Reino Cruzado de Jerusalém (resultado da Primeira Cruzada), reforçando sua posição como senhor dos estados cruzados e aumentando consideravelmente os domínios do Império. Sob o governo Comneno o Bizâncio foi mais próspero do que em qualquer momento desde a invasão persa no século VII. Durante o século XII, os níveis da população elevaram-se e grandes novas extensões de terras agrícolas foram colocadas em produção. Evidências arqueológicas da Europa e Ásia Menor mostram um aumento considerável do tamanho dos assentamentos urbanos, juntamente com o aumento notável de novas cidades. O comércio também florescia: venezianos, genoveses e outros abriram as portas do mar Egeu para o comércio, o transporte de mercadorias dos reinos cruzados de Ultramar e do Egito do califado fatímida para o oeste, bem como o comércio com o império bizantino via Constantinopla. Em termos artísticos, houve um ressurgimento de mosaicos e as escolas regionais de arquitetura começaram a produzir estilos distintos que se basearam em uma série de influências culturais. 
Concílio de Clermont, origem da Primeira Cruzada
Ao final da dinastia Comnena, Andrônico I assumiu o trono através de um golpe de estado e suas medidas tomadas para reformar o governo do Império são elogiadas pelos historiadores, como acertadas e austeras, para eliminar a corrupção reinante, o que acabou por transformá-lo em um império de terror. Reincorporou ao Império alguns territórios, perdeu outros tantos, sofreu invasões dos turcos, da Armênia, dos húngaros e sérvios, além de sofrer atos de pirataria por parte de Veneza. Uma forte investida de Guilherme II da Normandia, com sua armada, acabou por causar a queda e o assassinato de Andrônico I em favor da ascensão de Isaac II Ângelo que iniciou a dinastia dos Ângelos (1185 a 1204). O seu reinado e, mais ainda, de seu irmão Aleixo III, viu o colapso do que restava da máquina do governo centralizado bizantino e da defesa. Embora, os normandos tenham sido expulsos da Grécia após uma derrota decisiva em setembro de 1085, em 1186 os valáquios (da Romênia) e os búlgaros começaram uma rebelião que levaria à formação do Segundo Império Búlgaro. A política interna dos Ângelo foi caracterizada pelo esbanjamento do tesouro público e uma má administração fiscal. A autoridade bizantina foi seriamente enfraquecida, e o vácuo crescente no poder central do império encorajou a fragmentação. De acordo com o historiador Alexandre Vasiliev, "a Dinastia Ângelo, gregos em sua origem, [...] acelerou a ruína do império, já enfraquecido com desunião interna". Esta dinastia assistiu à tomada de Constantinopla pela Quarta Cruzada, em abril de 1204 e ao seu saque pelos venezianos, em episódio que nunca foi totalmente esclarecido, mas no qual se envolveram todos os governantes do Império à época, restando o trono para Aleixo IV. Este acabou sendo assassinado e lhe sucedeu Aleixo V Ducas que acabou fugindo, deixando Constantinopla entregue agora ao Império Latino. Ao Império Bizantino restou apenas o domínio de Niceia, Trebizonda e Épiro, que se tornaram estados bizantinos sucessores. Destes, Épiro e Niceia ficaram com a melhor chance de recuperar Constantinopla e Teodoro I Láscaris, proclamado novo imperador, refugiou-se na cidade de Niceia (atual Iznik, na própria Turquia), de onde governou o Império Bizantino no exílio, iniciando a dinastia de Láscaris (1204 a 1258).

(1) O Concílio de Éfeso foi o terceiro Concílio Ecumênico (de caráter Universal) da história, realizado na cidade de mesmo nome, situada na costa ocidental da Ásia Menor, próxima à atual Selçuk, Turquia, no ano 431 DC. Tal Concílio condenou o Nestorianismo (de Nestório), que pregava a desunião entre as naturezas humana e divina de Cristo, como heresia, afirmando uma única natureza em Cristo (Monofisismo) e a maternidade divina de Maria. O Concílio seguinte, de Calcedônia, em 451, condenou o Monofisismo, afirmando o Diofisismo, unidade das duas naturezas (humana e divina) completas e perfeitas em Cristo.

Conclui na Parte 11.

Nenhum comentário: