Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

MÁRCIO THOMAZ BASTOS E O ESTUPRADOR ROGER ABDELMASSIH

Quem é um e quem é o outro? Qual a ligação entre um e o outro?
Certamente, muitos conhecem ou já ouviram falar no primeiro nome; com mais certeza ainda, muitos mais já ouviram falar no segundo nome, principalmente por ser mais atual e por ser mais do gosto do povo, em geral. Para os que não conhecem bem um ou/e o outro, vou apresentar uma breve biografia de ambos e, posteriormente, apresentar a relação entre ambos. Nenhum dos dois é “peixe miúdo”, como se dizia no meu tempo, mas como diria o Lula, ambos são das “elites brancas”, ou será que alguém seria, como disse um jornalista importante, há pouco tempo atrás, da sua “ralé negra” que traja Giorgio Armani? Melhor passarmos aos fatos. Fatos, porque aqui não há mentiras; tudo o que vai escrito aqui vem dos periódicos e da Wikipédia, que todo o mundo lê, mas apenas computadores do Palácio, misteriosamente, alteram ...

Márcio Thomaz Bastos foi um dos três Ministros da Justiça dos governos Lula, permanecendo como tal durante o total do seu primeiro mandato e durante os três meses iniciais do segundo. A biografia de Bastos registra um hiato entre a sua formação, em 1958 e a sua aproximação dos movimentos populares, mas não registra que, durante o regime militar, ele foi filiado à ARENA, o partido do governo e pelo qual foi eleito vereador. Bastos foi também o responsável pelas indicações para o STF feitas no governo Lula, das quais resultou a atual composição daquele tribunal.
Após cumprir breve quarentena, ao deixar o Ministério da Justiça, retornou à advocacia, em São Paulo, onde é, atualmente, advogado de Carlos Augusto de Almeida Ramos Cachoeira, o popular bicheiro Carlinhos Cachoeira, por crime de “Colarinho Branco”, em processo antigo, no que se refere a organizações criminosas e que agora se encontra em Comissão Parlamentar de Inquérito Mista (CPIM) do Congresso Nacional, que procura equacionar o problema altamente complexo, da esfera política, do Crime Organizado/Organizações Criminosas no Brasil, devido ao novo paradigma do Código Penal. Márcio Thomaz Bastos foi também o advogado de defesa dos estudantes que, durante um trote, afogaram Edison Tsung Chi Hsueh, estudante de medicina encontrado morto em uma piscina da USP, em 1999. Foi também advogado dos estudantes que assassinaram um chefe índio da aldeia Pataxó, em Brasília, que causou forte comoção nacional em 1997. Em ambos os casos, os estudantes foram sentenciados e encontram-se em liberdade vigiada. A partir de 2012 figura como um dos advogados responsáveis pela defesa do estudante Thor Batista, filho do empresário Eike Batista, acusado de causar a morte de um ciclista na BR-040, por excesso de velocidade.
Mantém várias ideias polêmicas como a liberação da maconha e demais entorpecentes, o controle externo do judiciário e a ampliação (ainda não demasiadamente ampliadas?) das penas alternativas.
Da coluna de Augusto Nunes, da Veja, de dezembro de 2012, lemos: “ ... Márcio Thomaz Bastos, Tarso Genro e José Eduardo Cardozo (os dois últimos também ministros, de Lula e Dilma, respectivamente) não escaparão de um punhado de parágrafos nos livros que vão contar a verdade sobre o Brasil deste começo de século. Os três foram ministros de Justiça. Os três subordinaram o mais antigo dos ministérios aos interesses eleitoreiros do PT e às conveniências político policiais do governo federal. Os três protagonizaram episódios que ampliaram o capítulo brasileiro da história universal da infâmia”. E ele continua: “Em julho de 2005, Márcio Thomaz Bastos foi escalado por Lula para garantir a impunidade dos quadrilheiros do mensalão. Nos sete anos seguintes, acumulou as funções de roteirista, diretor, e, eventualmente, astro convidado do espetáculo que vai terminar com um final infeliz para o elenco de canastrões bandidos. Por decisão do Supremo Tribunal Federal, o último capítulo da farsa concebida por Márcio Bastos será encenado na cadeia” Não precisava ser vidente para dizer que os réus eram todos criminosos. Só Márcio não sabia, como seu patrão Lula.
No mesmo texto, Augusto Nunes continua: “Convocado por Lula, Márcio Thomaz Bastos é o coordenador da operação, montada às pressas, para impedir que o ex-presidente sofra perdas e danos irreparáveis em consequência do escândalo da vez (falando do caso Rose). Cumpre ao ex-ministro da Justiça evitar que os irmãos larápios Paulo e Rubens Vieira falem o que não devem e, sobretudo, impedir que Rosemary Noronha conte tudo o que sabe. A nota divulgada por Rose, por exemplo, foi concebida pelo doutor que transformou o Ministério da Justiça em departamento jurídico dos mensaleiros e tentou, durante sete anos, livrar da cadeia a quadrilha de estimação do governo. Fracassou, informa o desfecho do processo julgado pelo Supremo Tribunal Federal. E pode naufragar outra vez nesta primavera. Três advogados já recusaram o convite para assumir oficialmente a defesa da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo. Preferiram ficar fora do caso depois de informados sobre o estado emocional da amiga íntima de Lula. A temperatura da mais perigosa caixa-preta do Brasil está próxima do ponto de combustão. Não há jurista capaz de controlar incêndios decorrentes desse tipo de explosão.”.
Esta a biografia do Dr. Márcio Thomaz Bastos. Como vimos, escolhe bem a quem defender. Além disso, seus defendidos, segundo Lula, pertencem às famosas elites (elites???), que ele tanto condena e, portanto, com disponibilidade de sobra para pagar os poludos honorários cobrados pelo escritório. Será que os resultados de suas defesas têm algo a ver com a sua incapacidade de defender o indefensável? Este o primeiro nome de que estamos falando.

Já Roger Abdelmassih é um ex-médico (já que foi cassado pelo Conselho Regional de Medicina de São Paulo, em agosto de 2009), especialista em reprodução humana, desde o início de 2009 acusado de abusar sexualmente de suas pacientes enquanto sob efeitos sedativos. Em 2010 Abdelmassih foi condenado a 278 anos de cadeia, por ter cometido 52 estupros e quatro tentativas de abuso, a 39 mulheres!
Apesar de condenado e não poder recorrer da decisão em liberdade inicialmente, Abdelmassih conseguiu, por decisão do Ministro Gilmar Mendes, através de liminar concedida no habeas corpus impetrado no Supremo Tribunal Federal, o direito de recorrer em liberdade. Em fevereiro de 2011, logo após notícias de que o médico estaria buscando a renovação do seu passaporte, o benefício foi cassado pelo próprio STF e sua prisão foi solicitada, acreditando-se que ele pretendia fugir do país; entretanto, antes que ele pudesse ser capturado, fugiu no início de 2011, passando a figurar na lista de criminosos procurados pela Interpol, bem como na lista dos 25 criminosos mais procurados pela Polícia Civil de São Paulo. Na fuga, foi acompanhado pela mulher, Larissa Maria Sacco, 36 anos mais nova e ex-Procuradora da República, de cujo cargo pediu exoneração em 2011. Na ocasião, supôs-se que eles teriam fugido pela fronteira do Paraguai, seguindo depois para o Uruguai onde, com passaporte falso, teria fugido para o Líbano, país com o qual o Brasil não mantém tratado de extradição. 
Agora, em 19 de agosto deste ano de 2014, após mais de três anos foragido, o ex-médico estuprador de pacientes foi preso pela Polícia Federal, às 13:25 hs (horário local) no Paraguai, nas proximidades da escola onde deixaria seus filhos e a esposa Larissa. Abdelmassih vivia em Assunção, capital do Paraguai, com a mulher e dois filhos gêmeos de 3 anos, com o nome falso de Ricardo, uma vida luxuosa num dos bairros mais luxuosos da capital. Segundo o Ministério Público de São Paulo, as pistas surgiram durante a apuração de novos crimes praticados pelo ex-médico e por terceiros, tais como favorecimento pessoal, falsidade ideológica, falsidade material e lavagem de dinheiro, em cidades do interior paulista, entre elas, Avaré, onde numa sua propriedade rural foram encontrados indícios de que ele estaria no Paraguai. Com tais providências o ex-médico teria condições de fugir e se manter fora do país.
Nesta quarta-feira, dia 20 de agosto, o estuprador Abdelmassih chegou a São Paulo, aeroporto de Congonhas, onde foi confrontado com algumas de suas vítimas e de lá diretamente conduzido para a Penitenciária II de Tremembé.
Vítimas do ex-médico relembram com revolta os estupros sofridos, dizendo-se aliviadas após anos em busca de justiça. Abaixo, relato de Vanuzia Leite Lopes, criadora da Associação de Vítimas: 
“Eu estou curada. Ele está entrando preso e eu estou livre. Eu fiquei dois anos sem sair de casa, com pânico desse homem. Ele me violentou quando eu estava sedada, só que eu acordei alguns minutos antes e consegui me desvencilhar e fazer o exame de corpo de delito. Fui a vítima que teve a prova cabal contra ele porque tive esse documento. Ele não vai sair (da prisão). Eu agi em legítima defesa hoje e esses anos todos para colocar ele aqui de volta. Ele destruiu vidas. Eu tenho nojo desse homem, tenho medo. Ele acabou com a minha vida e com a vida de milhares de mulheres. Seja bem-vindo ao inferno. Você não vai sair daqui, não tem ministro que vai tirar você daqui mais. Eu estudei direito, eu derrubo qualquer tese. Eu estudei direito para isso. Nós juntamos 300 documentos, mandamos para todos os veículos, para a polícia e fomos nós que conseguimos tudo. Contas de telefone, endereços, transferências bancárias. Faz três anos que eu converso com denunciantes, que eu conto a minha história, dizendo que ele fez sexo anal comigo, que ele me passou uma bactéria. Eu me humilhei. Não tenho medo que ele saia, ele não vai sair. Eu agi em legítima defesa hoje e esses anos todos para colocar ele aqui de volta. Nós vamos também na ONU representar como crime contra a humanidade porque ele misturou os nossos embriões com o de animais. Ele destruiu vidas. Ele disse uma vez que ele era o Deus aqui na terra. E agora pra onde ele vai é o inferno. Ele não é Deus lá não.”
Esta a “biografia” do segundo personagem da nossa historinha, que muito mais para conto de terror está do que de fadas.

E a ligação entre os dois personagens de conto de terror? Pois está é que á a parte mais interessante de toda a história. Além de todos os fatos apontados sobre os dois personagens, olhem que interessante, o primeiro deles, o advogado Márcio Thomaz Bastos, como se não bastassem todos os seus anteriores defendidos, já apontados, é também o advogado que defende o ex-médico estuprador Roger Abdelmassih!!!! Dá para acreditar??? Pois acreditem, é verdade!!! Seu escritório, com sede em São Paulo, lidera a equipe de defesa do ex-médico estuprador Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão!!!
Aí vão algumas notícias a respeito:

Valor Econômico, 19/08/2014: “Os advogados do ex-médico Roger Abdelmassih, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos e José Luis Oliveira Lima, não quiseram comentar a sua prisão, nesta terça-feira. Em nota assinada por ambos, a defesa afirma que ainda aguarda o resultado do recurso ao Tribunal de Justiça de São Paulo, contra a condenação em primeira instância. Mesmo com a fuga, os advogados também podem recorrer aos tribunais superiores em Brasília. ‘Portanto, a decisão não transitou em julgado’, diz trecho da nota. Além do recurso da condenação, os advogados também aguardam um habeas corpus que tramita no STF e tenta anular todo o processo. Um dos questionamentos é sobre a investigação ter sido conduzida pelo Ministério Público, e não pela Polícia Civil. De acordo com o procurador-geral de São Paulo, Márcio Elias Rosa, essa tese já foi discutida pelo Judiciário e superada com a sentença. Agora, porém, ele (o advogado de defesa) afirmou que não comentaria o caso.” 

Estadão, 20/08/2014: “Os advogados de Abdelmassih, Márcio Thomaz Bastos e José Luis Oliveira Lima, informaram, por meio de nota, que aguardam ‘o julgamento da apelação interposta perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo contra a decisão que o condenou, portanto, a decisão não transitou em julgado, bem como do habeas corpus em trâmite perante o Supremo Tribunal Federal’. Em relação à prisão, os criminalistas afirmaram que não iriam se manifestar.” 

Globo, 19/08/2014: “Em nota, os advogados Márcio Thomaz Bastos e José Luis Oliveira Lima afirmaram que a defesa ‘aguarda o julgamento da apelação interposta perante o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo’ contra a decisão que o condenou. A defesa alega que, por isso, a sentença não transitou em julgado. ‘No tocante à sua prisão, a defesa não irá se manifestar’, informaram em nota.” 

Em vista do exposto, aí vai o meu alerta às mulheres eleitoras da Dilma: o advogado de defesa, Márcio Thomaz Bastos, do estuprador (52 estupros) de 39 mulheres, Roger Abdelmassih, foi Ministro da Justiça do Lula, indicado pelo próprio Lula, que por sua vez fabricou, do nada, a atual presidente Dilma, que é candidata a reeleição deste País!!! Cuidado, mulheres brasileiras!!!

Nenhum comentário: