Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

domingo, 9 de novembro de 2008

A REVOLUÇÃO FARROUPILHA

Generalidades
“Guerra dos Farrapos” ou “Revolução Farroupilha” são os nomes pelos quais ficou conhecida uma revolução ou guerra regional, de caráter republicano, mantida contra o governo imperial do Brasil, pela então província de São Pedro do Rio Grande do Sul (hoje estado do Rio Grande do Sul). O movimento resultou na declaração de independência daquela província, como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense, que perdurou por dez anos. Desenvolveu-se de 1835 a 1845, tornando-se o conflito armado mais duradouro que ocorreu no continente americano.
É muito importante que se destaque que a revolução, originalmente, não possuía caráter separatista, mas era dirigida contra o presidente da Província e Comandante das Armas; ela influencioua vivamente movimentos que ocorreram em outras províncias brasileiras (1842 em São Paulo e Sabinada na Bahia) e consagrou-se como a semente que consuziria à proclamação da república do Brasil. Mesmo considerando os reais motivos do movimento, o Império não poderia aceitar a destituição de seua delegados, fosse por golpe ou não. Assim se iniciava a luta que se estenderia por dez sofridos anos (abaixo, carga da Cavalaria Farroupilha).





A Revolução Farroupilha teve como líderes principais, o Coronel Bento Gonçalves da Silva, General Antônio de Souza Neto, Onofre Pires da Silveira Canto, Manuel Lucas de Oliveira, Antônio Vicente da Fontoura, Pedro José de Almeida (o Pedro Boticário), Davi José Martins (Davi Canabarro); além desses, recebeu inspiração ideológica de italianos carbonários refugiados, como o cientista Tito Lívio Zambeccari e o jornalista Luigi Rossetti, além de Giuseppe Garibaldi, que embora não pertencesse à carbonária, esteve envolvido em movimentos republicanos na Itália. A questão da abolição da escravatura também esteve envolvida, organizando-se exércitos que contavam com homens negros que aspiravam à liberdade (abaixo, Bento Gonçalves).





Antecedentes e Causas
A justificativa original do movimento se centrava no conflito político entre os liberais que propugnavam um modelo de estado com maior autonomia às províncias e o modelo imposto pela constituição de D. Pedro I, de caráter unitário. Além disso, havia uma disseminação de ideais separatista, tidos por muitos gaúchos como o melhor caminho para a paz e a prosperidade, seguindo o exemplo da Província Cisplatina (abaixo, General Neto).





Entretanto, o movimento também encontrou forças na posição secundária, tanto econômica como política, que a Província de São Pedro do Rio Grande ocupava nos anos que se sucederam à Independência. Diferentemente de outras províncias, cuja produção de gêneros primários se voltava para o mercado externo, como o açúcar e o café, a do Rio Grande do Sul produzia principalmente para o mercado interno. Seus principais produtos eram o charque e o couro. As charqueadas produziam para a alimentação dos escravos africanos, indo em grande quantidade para abastecer a atividade mineradora nas Minas Gerais, para as plantações de cana de açucar e para a região sudeste, onde inciava-se a cafeicultura. A região, desse modo, encontrava-se muito dependente do mercado brasileiro de charque, que com o câmbio supervalorizado e benefíciios tarifários, podia importar o produto por custo mais baixo. Além disso, instalava-se nas Províncias Unidas do Rio da Prata, uma forte indústria saladeiril, da qual participava Rosas, e que, junto com os saladeros do Uruguai (que deixara de ser brasileiro) competiria pela compra do gado da região, pondo em risco a viabilidade econômica das charqueadas sul-riograndenses (abaixo, Garibaldi).



Conseqüentemente, o charque rio-grandense tinha preço maior do que o similar oriundo da Argentina e do Uruguai, perdendo assim competitividade no mercado interno. A tributação da concorrência externa era uma exigência dos estancieiros e charqueadores . Esta tributação não era do interesse dos principais compradores brasileiros que eram os que detinham as concessões das lavras de mineração, os produtores de cana-de-açucar e os cafeicultores, pois veriam reduzida a lucratividade das mesmas, por maior dispêndio na manutenção dos escravos.
Há que considerar, ainda, que o Rio Grande do Sul, era região fronteiriça aos domínios hispânicos situados na região platina. Devido às disputas territoriais nesta área, nunca fora uma Capitania Hereditária no período colonial e, sim, parte de seu território , desde o século XVII ocupado por um sistema de concessão de terras a chefes militares. Estes dispunham de capacidade de opor-se militarmente ao fraco exército imperial na região. Ainda mais, na então ainda recente e desastrosa Guerra da Cisplatina, que culminou com a perda da área territorial do Uruguai, anteriormente anexada ao Brasil, as posições dos militares e caudilhos locais foram sobrepujadas por comandos oriundos da corte imperial (como o Marquês de Barbacena). Além disso a imposição de presidentes provinciais por parte do Governo imperial que ia contra o direcionamento político da Assembléia Legislativa Provincial do Rio Grande do Sul, era mais um motivo de desagrado da elite regional.
Também é preciso citar o conflito ideológico presente no Rio Grande do Sul, a partir da criação da Sociedade Militar, no Rio de Janeiro, um clube com simpatia pelo Império, e até mesmo suspeito de simpatizar com a restauração de D. Pedro I. Um dos seus líderes foi o Conde de Rio Pardo, que ao chegar a Porto Alegre em outubro de 1833, fundou ali uma filial. Os estancieiros rio-grandenses não viam com bons olhos a Sociedade Militar e pediam que o governo provincial a colocasse na ilegalidade. Entre os protestos eclodiu uma rebelião popular, liderada pelos majores José Mariano de Matos e João Manuel de Lima e Silva que foi logo abafada e seus líderes punidos.
Não se pode deixar de mencionar, neste episódio, o importante papel representado pela Maçonaria brasileira, também evidentemente interessada na instauração da República. O próprio líder do movimento, Bento Gonçalves, rapidamente galgou todos os seus níveis e o grande pacificador do movimento, o Duque de Caxias, não por acaso, era também Maçon.


O Desenvolvimento da Revolução
Em 9 de setembro de 1836 os farrapos, comandados pelo General Netto, impõem violenta derrota ao coronel João da Silva Tavares, no Arroio Seival, próximo a Bagé. Empolgados pela grande vitória, os chefes farrapos decidem, em virtude do impasse político em que o conflito havia chegado, pela proclamação da República Rio-Grandense. O movimento deixava de ter um caráter corretivo e passava ao nível separatista.
Bento Gonçalves, então em cerco a Porto Alegre, recebe a notícia da proclamação da República e da indicação de seu nome como candidato único a presidente. Decide então contornar a capital da província para se juntar aos vitoriosos comandados de Netto. Quando vai atravessar o rio Jacuí na altura da ilha de Fanfa, é emboscado por Bento Manuel e pela esquadra do inglês John Grenfell. Bento Gonçalves e os principais chefes no local são presos, e a tropa é desbaratada. O governo imperial, após esta vitória, oferece anistia aos rebeldes para acabar de vez com o conflito. Netto, contudo, tendo concentrado tropas ao redor de Piratini, a capital da República, decide continuar a luta. Bento Gonçalves, escolhido presidente da República, só assume o seu posto em dezembro de 1837, após fugir da prisão em outubro.
A partir 1840 começa a decadência da revolução e com a tomada de Caçapava, atual capital e considerada inexpugnável por sua posição geográfica, inicia-se a fase da "República andarilha", até que Alegrete é escolhida como nova capital. Em Taquari, farroupilhas e imperiais travaram a maior batalha da guerra, com mais de dez mil homens envolvidos, entretanto sem resultados decisivos. São Gabriel foi perdida em junho, e alguns dias depois o General Netto só escapa do imperial Chico Pedro graças à sua destreza como cavaleiro. Em julho, novo fracasso farroupilha, desta vez em São José do Norte. Bento Gonçalves começa a pensar na pacificação. Em novembro é a vez de Viamão cair, morrendo no combate o italiano Luigi Rossetti, o criador do jornal "O Povo" órgão de imprensa oficial da república.


O Final do Conflito
Por fim, a 1 de Março de 1845, assinou-se a paz: o “Tratado de Poncho Verde” ou “Paz do Poncho Verde”. Entre as principais condições impostas pelos revolucionários estavam a anistia plena aos revoltosos, a libertação dos escravos que combateram no Exército piratinense e a escolha de um novo presidente provincial pelos farroupilhas. O cumprimento parcial ou integral do tratado até hoje suscita discussões. A impossibilidade de uma abolição da escravatura regionalmente restrita, a persistência de animosidade entre lideranças locais e outros fatores administrativos e operacionais podem ter ao menos dificultado, senão impedido o cumprimento integral do mesmo.
Dos escravos sobreviventes, alguns acompanharam o exército do General António Neto em seu exílio no Uruguai, outros foram incorporados ao Exército Imperial e muitos foram vendidos novamente como escravos no Rio de Janeiro.
É interessante observar que a atuação de Luís Alves de Lima e Silva (o Duque de Caxias) foi tão nobre e correta, para com os oponentes, que a Província, novamente unificada, o indicou como senador. O Império, reconhecido, outorgou ao General o título nobiliárquico de Conde de Caxias (1845). Mais tarde, em 1850, com a iminência da Guerra contra Rosas seria indicado Presidente da Província de São Pedro do Rio Grande.

Nenhum comentário: