Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

terça-feira, 16 de março de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DOS HEBREUS - PARTE II


REGISTROS DA HISTÓRIA DE ABRAHÃO
Abrahão é citado no livro de Gênesis como a nona geração de Sem, um dos filhos do patriarca Noé, sobrevivente das águas do Dilúvio. Segundo a Bíblia, a mais provável procedência de Abraão seria a cidade de Ur dos Caldeus, onde seus irmãos também teriam nascido.
Ur era uma cidade da região da Mesopotâmia, localizada a cerca de 160 km da grande Babilônia, junto ao rio Eufrates, habitada na Antiguidade pelos caldeus e que, de acordo com o livro de Gênesis (Bíblia, Antigo Testamento), teria sido a terra natal do patriarca dos hebreus, Abrahão; era considerada também a maior cidade de sua época. O maior representante de lideranças em Ur tinha o nome de Ur-Nammu, e ficou conhecido por ter criado o primeiro código de leis de que se tem notícias; seu código vigorou por 300 anos, quando então foi substituído por aquele que é considerado como o pai de todos os códigos: o código de Hamurabi.
A Mesopotâmia, nome de origem grega que significa "entre rios", é uma região de interesse histórico e geográfico mundial. Trata-se de um planalto de origem vulcânica localizado no Oriente Médio, delimitado entre os vales dos rios Tigre e Eufrates, ocupado pelo atual território do Iraque e terras vizinhas. Os dois rios desembocam no Golfo Pérsico e a região é toda cercada por desertos. Inserida na área do chamado Fértil Crescente - de Fértil Lua Crescente, exatamente pelo fato de ela ter o formato de um Quarto Crescente e de ter um solo fértil -, uma região do Oriente Médio excelente para a agricultura, exatamente num local onde a maior parte das terras vizinhas era muito árida para qualquer cultivo. A Mesopotâmia tem duas regiões geográficas distintas: ao norte, a Alta Mesopotâmia ou Assíria, uma região bastante montanhosa, desértica, desolada, com escassas pastagens; ao Sul, a Baixa Mesopotâmia ou Caldéia, muito fértil em função do regime dos rios, que nascem nas montanhas da Armênia e desaguam separadamente no Golfo Pérsico.
A Caldeia era uma subregião ao sul da Mesopotâmia, principalmente na margem oriental do rio Eufrates; muitas vezes o termo é usado para se referir a toda a planície mesopotâmica. A Caldéia é uma vasta planície formada por depósitos do Eufrates e do Tigre, estendendo-se a cerca de 250 quilômetros ao longo do curso de ambos os rios, e cerca de 60 quilômetros em largura. Seus habitantes, os Caldeus, foram uma tribo (acredita-se que tenham emigrado da Arábia) que viveu no litoral do Golfo Pérsico e se tornou parte do Império da Babilônia.
A Babilônia foi a capital da antiga Suméria e Acádia, duas outras subregiões da Baixa Mesopotâmia, hoje no moderno Iraque, aproximadamente a 80 km ao sul de Bagdá. O nome (Babil ou Babilu em babilônico) significa "Porta de Deus", mas os judeus afirmam que vem do Hebraico Antigo, Babel, que significa "confusão", numa referência à bíblica “Torre de Babel”.

Na figura pode-se ver, no iluminado maior, o Império da Babilônia em torno de 1750 AC; a região da Mesopotâmia segue esse contorno, mas é bem mais ampla, circundando totalmente os vales dos Rios Tigre e Eufrates; no iluminado menor e mais forte, o Império da Babilônia em 1792 AC, com a capital ao centro; a cidade-estado de Ur encontra-se um pouco mais a sudeste, próximo ao Golfo Pérsico.

Abrahão, já aos catorze anos de idade, ainda residindo em Ur com sua família, teria começado a compreender que os homens da terra haviam se corrompido com a idolatria, adorando as imagens de escultura. Então Abrahão não aceitou mais adorar ídolos com o seu pai Terah e orava a Deus, pedindo-lhe que conservasse a sua alma pura do erro dos filhos dos homens e também a de seus descendentes. Abrahão casou-se com Sara, aos 49 anos de idade e contava com 60 anos quando ocorreu a morte trágica de seu irmão Harã, o pai de Lot. Após a morte de Harã, Terah teria tomado sua família e organizado uma expedição para fixar-se em Canaã. Contudo, ao chegar numa localidade que veio a receber o mesmo nome do filho falecido, Terah ali permaneceu, até a idade de duzentos e cinco anos, quando morreu.
Canaã é a antiga denominação da região correspondente às áreas ocupadas pelo atual Estado de Israel, da Cisjordânia, da Jordânia ocidental, sul da Síria e sul do Líbano. Comparada aos desertos circundantes, a terra de Canaã era uma terra de fartura, onde havia uvas e outras frutas, azeitonas e mel, daí ter sido vista por Abrahão como a "terra prometida onde corre leite e mel" (ao lado, a Canaã Patriarcal).
O longo êxodo dos hebreus teria durado muitas décadas, até que os descendentes de Abraão alcançaram Canaã, que passou então a ser por eles denominada Terra de Israel. De acordo com a Bíblia, o nome Canaã é alusivo ao filho de Cam e neto de Noé, ao qual se atribui a origem dos cananeus, conforme relato de Gênesis, Capítulo 10. Após o Dilúvio, Cam teria se deparado com Noé embriagado e visto a sua nudez em sua tenda e contado o fato a seus irmãos, em vez de cobrir o pai (Gênesis 9). Quando recobrou a consciência, Noé amaldiçoou o filho de Cam, Canaã, referindo-se a ele como o "servo dos servos" (Gênesis 9:25) e disse: “Maldito seja Canaã; seja servo dos servos de seus irmãos". Segundo uma certa linha de interpretação, ao proferir tais palavras, Noé estaria profetizando que um dos descendentes de Sem, um de seus outros filhos, Abraão, iria herdar a terra dos cananeus.
Harã é, atualmente, um sítio arqueológico localizado ao sul da Turquia. Na Bíblia é citado como a vila ou região onde Abraão habitou quando saiu de Ur, antes de ir para Canaã, e onde teria morrido seu pai Terah. É fácil de ver pelo mapa, que Harã estaria no caminho para Canãa, com um pequeno desvio, possivelmente motivado por razões geográficas.

Caminho percorrido por Abrahão, de Ur a Harã e Canaã

Harã, como mencionado acima, foi também um dos irmãos de Abrahão, falecido jovem quando o seu pai, Terah, ainda se encontrava em Ur dos caldeus. Ao falecer, Harã teria deixado como descendente o seu filho Lot que, corajosamente, acompanhou Abrahão em sua jornada à terra de Canaã. Tal fato explica o motivo do nome do lugar onde provisoriamnte se fixaram, antes de prosseguirem sua viagem para Canaã.

Ruínas de Harã


Sabe-se que Harã, na Antigüidade, foi um importante ponto de passagem para as caravanas do Oriente Próximo e talvez a prosperidade do local tenha motivado a fixação aí, da família de Abrahão. Foi em Harã que Abrahão teria recebido um segundo chamado divino para prosseguir em sua viagem `Terra Prometida.
Obedecendo às ordens de Deus, Abrahão saiu com Lot de Harã, juntamente com sua esposa e seus bens, em direção a Canaã, já com a idade de setenta e cinco anos de idade, com pessoas a seu serviço, ,as sem qualquer filho. A caminho de Canaã, Abrahão teria passado por Siquém, onde habitavam os cananeus e ali Deus lhe teria aparecido e confirmado a promessa de dar aquela terra à sua descendência. Aí edificou um altar para Deus e partiu para o Sul, fixando-se num lugar entre as cidades de Ai e Betel, onde se estabeleceu com as suas tendas e construiu um novo altar. Depois, prosseguiu para o sul, tendo chegado a Salém, lugar que corresponderia hoje à Jerusalém. Informações não bíblicas relatam que o rei de Salém, Melquisedec, teria enviado um mensageiro a Abrahão convidando-o a fazer parte do núcleo de estudantes/sacerdotes do seu reino. Abrahão partiu com o seu sobrinho Lot e estabeleceram o seu acampamento próximo de Salém, onde edificaram guarnições nas colinas adjacentes, como proteção contra os furtivos ataques dos hititas, filisteus e assírios que privilegiavam estas zonas da Palestina nos seus ataques e saques. As visitas a Salém passaram a ser uma rotina para estes dois personagens e o reflexo dos ensinamentos do sábio Melquisedec foi notório nos ensinamentos de Abrahão.

5 comentários:

Gilda Souto disse...

Perguntas;O filho de Cam foi amaldiçoado por Noé,que segundo as escrituras seria uma profecia de que um dos filhos de Sem herdaria a terra dos Cananeus,e ,os Cananeus habitavam Siquem." A caminho de Canaã Abrahãoteria passado por Siquém , onde habitavam oa cananeus".Estes cananeus eram descendentes do neto amaldiçoado?
O rei de Salém , Melquisedec era sábio e convidou Abrahão, por também ser monoteista?
O acampamento perto de Salém , no qual Abrahão e Lot se estabeleceram, no reino do sábio Melqisedec,era temporário?Os descendentes de Cam , irmão de Sem eram os cananeus?

Nelson Azambuja disse...

As Escrituras Sagradas foram e continuam sendo estudadas desde que conhecidas. Não é minha intenção, nesse breve artigo, esclarecer todas as questões relativas a esses importantes documentos da história do mundo. Não quero, com isso, desestimular a tua curiosidade sobre o assunto, mas apenas deixar bem clara a sua complexidade.
A Bíblia sempre confunde as pessoas que a lêm. Conversando com o Padre Debiasi, sacerdote católico, teólogo, psicólogo, psiquiatra, autor reconhecido no mundo inteiro, contei-lhe que estava lendo o Antigo Testamento e as minhas dúvidas se acumulavam; ele me respondeu que se isso não tivesse acontecido, ele se decepcionaria muito comigo. Há uma enorme dificuldade na interpretação da Bíblia, cuja história começou a ser escrita há cinco mil anos atrás, sabe-se lá bem por quem e aonde!
Importante e digno de nota, é lembrar que o Antigo Testamento privilegia uma linha de sucessão a partir de Adão (senão teria que contar a história da população mundial) e, praticamente, abandona as demais linhagens; sobre essas, pouco se sabe através desse documento.
Feito esse enorme preâmbulo, necessário para o bom entendimento do assunto, vamos às respostas buscadas.
Os três filhos de Noé eram: Sem, Cam e Jafé. Aqui, o filho privilegido era Sem. Cam foi o causador involuntário do acidente ocorrido, mas o amaldiçoado foi seu filho, Canaã (mesmo nome da terra prometida por Deus a Abrahão), várias gerações antes. A região de Canaã, que corresponde ao atual estado de Israel, além de partes de três países vizinhos, era habitada, ao tempo de Abrahão, pelos chamados Cananeus, mas na verdade, por povos de sete nações diferentes; os Cananeus eram um desses sete povos e habitavam na região de Siquém. Segundo a Bíblia, sim, os Cananeus seriam os descendentes de Canaã, o neto amaldiçoado por Noé.
Melquisedec é personagem muito controvertida do Antigo Testamento, aparecendo e desaparecendo no Gênesis sem maiores explicações. Sem que o autor indique a genealogia de tão importante figura (o que era contrário aos usos dos escritores semitas), sem que tampouco descreva o início e o fim de sua vida, ele é introduzido na história de Abrahão. Quando este certa vez voltava vitorioso de famosa batalha, foi-lhe ao encontro o Rei e Sacerdote Melquisedec, portador de pão e vinho para restaurar as forças do chefe vencedor e dos seus guerreiros; e então, em nome do Deus Altíssimo, abençoou Abraão, o qual por sua vez lhe deu a décima parte dos despojos que trazia - uma benção sempre era dada pela pessoa de maior hierarquia à de hierarquia mais baixa. O texto sagrado diz que Melquisedec era Rei de Salém (o nome antigo de Jerusalém), assim como sacerdote do Deus Altíssimo, expressão que, no caso, designa o Deus único de Abrahão. Em vista do nome e da região de Melquisedec, presume-se que ele era cananeu ou seja, descendente de Cam, filho de Noé. Embora pertencesse à estirpe idólatra, terá sido um dos poucos homens que, àquela época, conservavam a religião monoteísta, fenômeno digno de nota! Além disso, acumulava as funções de Rei e Sacerdote, isto é, chefe civil e religioso, de acordo com o costume vigente nas sociedades mais antigas.
Curiosamente, entretanto, o nome “Melquisedec”, proveniente do hebraico Malîsedheq, significa, segundo a interpretação mais comum, “Rei de Justiça”. Alguns exegetas, porém, o entendem como significando “Meu Rei é Sedheq”, sendo Sedheq uma divindade cananéia. O que deixa dúvidas quanto à sua suposta crença em religião monoteísta.
O local onde Abrahão e Lot se estabeleceram, perto de Salém, não pretendia ser temporário. Entretanto, devido a contingências a serem apresentadas nas partes posteriores do artigo, Abrahão e Lot acabam por separar-se e mudam-se para outros locais próximos na mesma região de Canaã. Isso não é tão importante nesse momento, visto que a região de Canaã só será totalmente conquistada pelos hebreus, muitos tempo após, com a participação de Moisés, (quando passou a chamar-se Terra de Israel) quando as Doze Tribos se espalharam por toda a região.

Gilda Souto disse...

Bem não é fácil seguir seu breve relato, pelo menos para mim.Mas é agradável receber suas respostas bem explicativas.Espero não cansá-lo e poder seguir nas perguntas na parte III.obrigado

carol e carla disse...

obrigado
me ajudou no meu trabalho sobre os hebreus

Nelson Azambuja disse...

Prezadas Carol e Carla:
Fiquei muito feliz por ter a postagem ajudado a vocês em suas tarefas. Gratificado.
Saudações,
Nelson.