Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

UMA PEQUENA HISTÓRIA DA INGLATERRA CONTADA POR UM GAÚCHO DE PORTO ALEGRE, DESCENDENTE DE PORTUGUESES E RESIDENTE EM GRAMADO - LINHA TEMPORAL BRITÂNICA (5) (Oitava Parte)

VIKINGS E ANGLO-SAXONS
410 DC – 1066 DC

430 DC
Ninian torna-se o primeiro missionário cristão na Scotland
Ninian provavelmente era filho de soldado romano estacionado na Muralha de Adriano que, após estudar em Roma e na Gaul, viajou para Galloway para difundir o evangelho cristão. Pelo ano 430 DC seus seguidores haviam construído a primeira igreja cristã na Scotland, em Whithorn.
A crônica que registra a ordem do Papa Celestino I a Palladius é a primeira evidência de comunidades cristãs na Ireland. Há algumas indicações de que Palladius alcançou a Ireland e lá desenvolveu trabalho missionário, mas a fama posterior de St. Patrick eclipsou a de Palladius.
Invasores irlandeses subjugaram Patrick, um Roman-Briton, filho e neto de padres cristãos. Ele escapou após alguns anos, mas retornou posteriormente para tornar-se o primeiro missionário cristão conhecido a atuar na Ireland. Cronistas posteriores dataram o seu retorno em 432 DC, provavelmente porque pensaram que não poderia ser antes de Palladius, o primeiro homem indicado como bispo dos cristãos vivendo na Ireland. Hoje ele é o santo patrono da Ireland.

449 DC
Angles e Saxons chegam ao sudeste da Britain
Essa data tradicional para marcar a chegada dos Anglo-Saxons invasores na Britain é tirada da ‘História Eclesiástica dos English’, completada pelo Venerável Bede, um monge Beneditino, em 731 DC. Isso é errado, com quase toda a certeza e outras fontes sugerem que a chegada dos angles e saxons foi parte de um processo de conquista e instalação que começou antes e prosseguiu até mais tarde.

516 DC
Britons, sob o comando de um líder desconhecido, derrotam os Angles e Saxons em Mount Badon
Gildas, um monge british (entre 504 e 570 DC), escreveu que os angles e saxons sofreram um revés em Mount Badon, possivelmente em algum lugar na Britain Suduoeste, derrotados pelos britons. Gildas não menciona o nome do líder dos britons, mas séculos mais tarde a batalha foi associada com o nome do mítico REI ARTHUR. Ao passo que a batalha em si é um evento praticamente real, a data de 516 DC é totalmente incerta.

540 DC
Gildas escreve sobre a chegada dos anglo-saxons
Gildas escreve ‘A Ruína da Britain’ (em latim: ‘De Excidio et Conquestu Britanniae’; em inglês: ‘On the Ruin and Conquest of Britain’), a única fonte contemporânea sobre o colapso da Britain romana e a chegada dos anglo-saxons. Infelizmente não pode ser considerado documento histórico, pois Gildas apenas viu o episódio como uma punição de Deus pelos pecados dos Britons.

565 DC
Columba funda um monastério na ilha Scottish de Iona
Após fundar os monastérios de Derry e Durrow na Irlanda, Columba, um missionário cristão, exila-se da Irlanda, possivelmente como penitência por alguma falta leve. Funda um monastério em Iona, uma ilha ligada à ilha de Mull, oeste da Scotland. Missionários treinados em Iona e suas afiliadas converteram muito da Scotland e England à cristandade. Pelos dois séculos seguintes, Iona tornou-se o mais famoso centro de aprendizado do cristianismo no mundo celta e Columba foi feito santo.

575 DC
Reis irish reúnem-se em Druim Cett para discutir o relacionamento com a Scotland
A convenção de Druim Cett foi realizada para estabelecer as relações entre o rei de Dál Riata, a colônia irish em que se situa agora o oeste da Scotland, e os reis irish do norte da Ireland. Dál Riata era a pequena colônia a partir da qual começou a conquista e colonização Gaelic de grande parte da Scotland.

590 DC
Columbanus inicia trabalho missionário exilando-se da Ireland
Originário de Leinster, onde viveu muitos anos no monastério de Bangor, como outros monges de seu tempo, acabou também por abandonar  a Ireland e embarcar em trabalho missionário no exterior. Esteve na Gaul com 12 companheiros e depois fundou vários monastérios nos reinos Frankish e Italian. Foi feito Santo.

597 DC
Augustine chega em Kent e inicia a conversão da England
A pedido do Papa Gregório I, Augustine conduz uma missão à England em 596 DC, provavelmente a pedido de Æthelberht, rei de Kent, cuja esposa era cristã. Chega em 597 e Æthelberht dá-lhe terras em Canterbury para construir uma igreja. Æthelberht torna-se o primeiro rei anglo-saxon a abandonar o paganismo e tornar-se cristão. Augustine é feito Santo, algumas vezes chamado “Augustine o Inferior” para diferenciá-lo do seu antecessor Santo Augustine

616 DC
Æthelberht morre em Kent
Um dos mais poderosos reis da England, pelo ano 600 DC, ao tempo de sua morte Æthelberht estava perdendo poder para Redwald, rei dos East Angles. Um de seus últimos legados foi o seu código legal, o primeiro escrito em inglês.

627 DC
Edwin of Northumbria torna-se o primeiro rei cristão no norte da England
Influenciado por sua esposa cristã Æthelburh, Edwin levou para a Northumbria (norte da England e sudeste da Scotland), Paulinus, o último dos missionários enviados à Britain pelo Papa Gregório I, que construiu uma igreja de madeira no antigo quartel general legionário romano, em York, e lá batizou Edwin, primeiro rei cristão no norte da England.

633 DC
Aidan funda o monastério de Lindisfarne, Northumbria
Ao morrer Edwin, em batalha, a missão cristão em suas terras sucumbiu. A pedido de Oswald, o novo rei, o abade de Iona enviou o missionário irish Aidan, como o novo bispo. Próximo do castelo real de Bamburgh, ele fundou o monastério de Lindisfarne, onde foram treinados muitos dos missionários que converteram o resto da England. Aidan foi feito Santo.

642 DC
Oswald da Northumbria morre como mártir cristão em batalha
Oswald enfrenta seu inimigo Penda, rei da Mercia, em Oswestry (Shropshire). Como seu predecessor Edwin, Oswald morre em batalha, combatendo o pagão Penda e é por isso visto como mártir cristão. Diz-se que suas relíquias operavam milagres até o sul da Alemanha.

664 DC
É estabelecido o sínodo de Whitby para estabelecer as diferenças entre os cleros romano e celta
Oswiu, rei da Northumbria, realiza reunião em Whitby para estabelecer as práticas religiosas a serem adotadas neste reino – as da igreja celta (Wales, Scotland e norte da England), tal como pregada pelos missionários irish ou as da igreja romana (do sul da England). As matérias incluíram como calcular a data da Páscoa. Ficou decidido seguir a prática de Roma, o que causou a saída de muitos religiosos irish da Northumbria para a Ireland.

668 DC
Theodore é consagrado Arcebispo de Canterbury
O primeiro inglês a ser escolhido Arcebispo de Canterbury, Wighard, havia viajado a Roma para a sua sagração e lá morreu. Para o seu lugar, o Papa Vitalian escolheu Theodore, um pregador grego de Tarsus. Embora em idade avançada, Theodore trabalhou no cargo por 21 anos e muito realizou para fortalecer a Igreja English, tornando Canterbury o maior centro de aprendizado.

678 DC
O Bispo Wilfrid de York é expulso de sua diocese
Wilfrid tornou-se bispo da Northumbria logo após o sínodo de Whitby, em 664 DC. Sua diocese era uma das maiores da cristandade, estendendo-se de Humber a Edinburgh e além. Sua recusa em concordar com a divisão da sua diocese foi, provavelmente, a razão da sua expulsão por Ecgfrith, rei da Northumbria e o arcebispo de Canterbury, Theodore.

685 DC
Ecgfrith da Northumbria e suas forças são expulsas da Scotland
Ecgfrith da Northumbria invadiu o norte da Scotland, numa tentativa de finalmente subjugar as tribos nas fronteiras mais ao norte do seu reino. O exército dos Picts, sob o comando do rei Bruide (primo de Ecgfrith) encontra-o em Dunnichen Moss (Forfarshire) e inflige-lhe derrota devastadora. Com isso, a dominação Anglo-Saxon na Scotland chega a um abrupto fim.

690 DC
Começa o trabalho entre os pagãos Frisians
Willibrord, de Yorkshire, inspirado por St. Egbert, um padre English vivendo na Ireland, inicia seu trabalho missionário em 690 DC entre os pagãos frisians. O Papa Sergius o faz bispo da nova diocese de Utrecht onde trabalha como missionário por 49 anos.

704 DC
Loingsech Mac Óengusso, “Rei da Ireland”, é morto quando invadindo Connacht
Loingsech e seu avô Domnall Mac Áedo, foram os únicos dois reis, antes do século IX, a serem chamados “Reis da Ireland” por historiadores Irish. Eles vinham do grupo Ui Neill (O’Neill) das dinastias de Ulster. Suas forças foram desbaratadas e ele foi morto durante uma invasão de Connacht, província histórica localizada a oeste da Ireland.

Até 1066 DC a linha temporal prossegue com a Britain sob o domínio Anglo-Saxon, quando passa ao domínio da Normandia, até o ano 1154 DC, que marca o início da Idade Média, encerrando-se em 1485.
Se retornarmos às origens desse imenso trabalho cujo título resumido seria uma “História da Great Britain”, lembraremos que o seu grande motivador é o Rei Arthur e seus cavaleiros da “távola redonda”. Para os leitores interessados, que já tiveram a paciência de aguentar esse imensa história, até aqui, podemos nesse ponto interromper essa linha temporal, visto que a figura do Rei Arthur aparece justamente pouco antes dessa época, como um dos lendários defensores do solo da Britain da dominação estrangeira; no caso, da dominação anglo-saxon.
A partir desse momento, para alegria dos meus leitores, entraremos no assunto específico que nos propusemos apresentar, qual seja, a “história” do Rei Arthur e seus Cavaleiros. Para isso, nos restringiremos, temporalmente, ao período em que, supostamente teria vivido esse famoso personagem da história das ilhas britânicas. Mas todas as postagens precedentes, terão servido para fornecer aos leitores informações importantes quanto ao cenário, terminologia e acontecimentos importantes, prévios e ao tempo da vida do nosso personagem principal. Pelo menos é o que espera o autor.

Nenhum comentário: