Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

O CAÇADOR DE PIPAS

Em alguma semana de março do ano passado comecei e terminei um livro que reputo como um dos melhores romances que já li até hoje. Assim dito, isso pode parecer tolice, mas vale à pena conferir, quem ainda não fez.


Notem bem que não estou falando de uma obra prima de filosofia, de um clássico internacional, de um poema ou de um romance épico. Estou falando de um romance escrito em nossos dias e que trata de vidas dos nossos dias. É a este tipo de romance que estou me referindo e por isso mesmo o seu valor maior.

O livro chama-se "O Caçador de Pipas", em português, e "The Kite Runner", no seu original, em inglês. Seu autor, Khaled Hosseini, é um médico afegão nascido em Cabul, em 1965, e residente em São Francisco da Califórnia. Os acontecimentos narrados em seu livro iniciam em 1963 e terminam em 2003, ano da primeira edição do romance, que é, por sinal, o seu primeiro trabalho. O livro não é, diretamente de cunho político, mas apresenta um país e um governo que, ainda por um grande contingente de pessoas, é visto como uma grande ilusão.


Da conhecida escritora Isabel Allende, filha de Tomás Allende, um primo irmão do ex-presidente chileno Salvador Allende, recebeu o seguinte comentário: "Uma obra maravilhosa ... Esta é uma daquelas inesquecíveis histórias que permanecem com você por anos. Todos os grandes temas da literatura e da vida constituem o tecido dessa extraordinária novela: amor, honra, culpa, medo, redenção ... Ela é tão poderosa que, por um longo tempo, tudo o que eu li depois dela me pareceu insípido". Fico feliz por ter tido a mesma impressão que teve esta excelente escritora.


"O Caçador de Pipas" teve seus direitos editoriais vendidos para 29 países e já estreou nas telas de cinemas de todo o mundo, numa produção de Sam Mendes, o mesmo diretor de "Beleza Americana".

Nenhum comentário: