Homenagem ao lendário herói ancestral dos ingleses que deu título a um dos considerados "Cem Maiores Livros do Mundo" e tido como o mais antigo escrito em "Old English".

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O TÍTULO DO BLOG


Ao iniciar a construção do nosso blog, algumas palavras sobre o seu título.


Beowulf é o mais importante e também o mais longo poema épico heróico sobrevivente, em inglês arcaico (Old English) representando, isoladamente, com suas 3.182 linhas de verso, mais de um décimo de toda a poesia remanescente do início da época Anglo-Saxônica. O texto sobrevive, em um único manuscrito, na British Library, em que foi copiado junto com outros textos, em torno do ano 1000 DC. Por vezes referenciado como o "Épico Nacional da Inglaterra", o poema é baseado em tradição oral, transmitido por "scops" (cantadores de contos), mesclando história com lenda e seu autor é desconhecido.
Quem quer que o tenha criado, é provável que uma versão escrita, substancialmente similar ao texto existente hoje, existisse antes da morte do Rei Alfred, em 899 DC. A data de sua composição tem sido, tradicionalmente, estimada como aproximadamente 750 - 800 DC; entretanto, mais recentemente, dúvidas têm sido levantadas sobre os critérios linguísticos para definição de datas, tendo alguns estudiosos sugerido que tenha sido criado no século XI, quase à mesma época em que foi copiado.
Os eventos descritos no poema teriam ocorrido ao final do quinto e durante o sexto séculos, após o início da emigração e estabelecimento dos Anglo-Saxons na Inglaterra e antes que se tivesse encerrado. O poema trata de lendas, sem separar elementos de ficção de eventos históricos reais. A história se passa num mundo escandinavo ao sul, remoto de sua audiência Anglo-Saxon, embora sua ancestral.

Beowulf inicia com a narração da chegada de Scyld do mar, de sua vida de conquistas e seu misterioso funeral em um navio, uma abertura que leva a um passado mundo heróico, conhecido das audiências Anglo-Saxon como o mundo dos seus ancestrais. É a história das dinastias que governaram as costas do Báltico e do Mar do Norte durante o quinto e sexto séculos. Foi destas costas e nesta época que o inglês veio para a Inglaterra.
A ação inicia no começo do sexto século na Zealand, em Heorot, a corte de Hrothgar, rei dos Danes (Dinamarca), que é aterrorizada pelo monstro Grendel. Hrothgar é então ajudado por Beowulf, um sobrinho de Hygelac, rei dos Geats, um povo escandinavo ao sul da Suécia. O poema termina com a morte de Beowulf, na Geatland, após sua luta com um dragão que é por ele morto. Os Geats agora esperam ser atacados por seus vizinhos os Suecos e também pelos Merovingian Franks (Franceses) que haviam sido atacados por Hygelac. O ponto decisivo para os Geats no poema foi a morte de Hygelac numa expedição temerária contra os Frisians (povo da Holanda) e os Hetware na borda setentrional do império Frankish, cuja morte histórica deve ter acontecido em torno do ano 520.
O que Beowulf relata dos Danes, Swedes and Geats, tem uma forte base em eventos históricos, embora uma história formatada em padrões lendários. Em nenhuma outra fonte o nome Beowulf é encontrado. Corajoso e sábio, ele é tão forte como trinta homens e um campeão da natação. Pagando um favor feito a seu pai, ele vai a Hrothgar como voluntário para enfrentar Grendel a noite, com as mãos nuas. Mergulha em um lago para buscar a mãe de Grendel em seu covil. Mais tarde, obrigado a tomar o trono de Geatland, ele reina por 50 anos. Quando um dragão ataca seu povo ele o enfrenta em um combate único. O bravo e magnânimo herói torna-se um rei generoso e amante da paz.

Há muito mais material disponível sobre o poema e eu mesmo possuo duas edições diferentes da obra, em inglês, ambas com o texto integral devidamente atualizado e com as necessárias explicações para o seu correto entendimento.



O livro, incluido numa suposta relação dos "cem maiores livros do mundo" foi, mais ou menos recentemente, colocado nas telas dos cinemas (segunda versão), em forma de animação, sem ser totalmente fiel ao que narra o poema. A seu favor as facilidades que a animação proporciona para impressionar o espectador.

Nenhum comentário: